Cooperativas de Toledo se unem para promover o bem

Cooperativas de Toledo se unem para promover o bem

2 Julho 2019

Ação do Dia C – Dia de Cooperar - beneficiará a Fundação Waldyr Luiz Becker de apoio ao paciente com câncer

 

O Dia C – Dia de Cooperar – é um grande movimento nacional de estímulo as iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, que visa beneficiar as comunidades e fortalecer o espírito cooperativo.

Pelo quarto ano consecutivo oito cooperativas de Toledo se unem para promover uma ação beneficente que, na edição deste ano, será em prol da Fundação Waldyr Luiz Becker. A entidade foi criada em 2005 com a finalidade de dar qualidade de vida ao paciente oncológico e sua família, realizando um trabalho de educação continuada, visitas domiciliares, reuniões e palestras. “Atendemos a todos de forma filantrópica, prestando assistência, fazendo doações de suplementos alimentares, cestas básicas e empréstimos de equipamentos hospitalares. Para isso, contamos com o auxílio de voluntários em várias áreas”, explica a presidente Andrea Becker.

Por meio da intercooperação será realizada a compra de um contêiner para a Fundação, espaço que será utilizado para o trabalho e exposição dos produtos feitos pelas artesãs voluntárias. “Com a obra do contêiner poderemos organizar melhor nosso espaço físico, pois a casa que ocupamos é alugada e já está pequena para as nossas necessidades. A doação do contêiner fará muita diferença na qualidade e forma de trabalho da Fundação, que foi considerada de utilidade pública pelo município de Toledo”, complementa Andrea.

No dia 06 de julho, Dia de Cooperar, será realizada a entrega simbólica do contêiner à Fundação. A cerimônia está marcada para às 8h30.  “Com esta ação estamos fortalecendo o espírito do cooperativismo e unindo as cooperativas, visando beneficiar uma entidade que realiza um lindo trabalho”, destaca a coordenadora do Núcleo de Operações Estratégicas da Unimed Costa Oeste, Carla Cristina Kostaneski Machado.

 

Arrecadação

Paralelo a isso, as cooperativas estão arrecadando roupas, cobertores e alimentos para serem doados à entidade. Os pontos de coleta estão nas próprias cooperativas participantes: Unimed, Sicoob, Sicredi, Uniprime, Coamo, Primato, Cotroledo e Cooarte. “A Fundação sobrevive graças as doações, eventos que promove, venda de artesanato e o bazar de roupas usadas. As doações ajudarão a manter o auxílio que prestamos às famílias com pouca condição financeira”, frisa Andrea.

 

Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, como um projeto inovador. A iniciativa ganhou força por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e foi estendida para outros estados a partir de 2013. Hoje o Dia C assume a feição de movimento perene, com adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Em 2019, o Dia de Cooperar completa 10 anos de existência e já é uma realidade em todos os estados brasileiros, onde uma média de 1,5 mil cooperativas beneficiam, todos os anos e a cada edição, mais de dois milhões de pessoas.

 


Pé de Ideia

Fonte: Unimed Costa Oeste