DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

3 Maio 2021
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
As doenças inflamatórias intestinais (DII) são distúrbios inflamatórios crônicos que acometem qualquer porção do trato intestinal.
Ainda não se conhece a causa exata das doenças inflamatórias intestinais, mas acredita-se que se devam a uma incapacidade do organismo em regular efetivamente as respostas imunes contra antígenos aos quais o trato digestivo está constantemente sendo exposto.
 
EPIDEMIOLOGIA
Mais prevalente em locais mais desenvolvidos;
Alta incidência na europa setentrional e América do Norte;
Mais comum entre os 15 e 45 anos.
 
TIPOS DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
Tipos mais comuns de DII:
Colite Ulcerativa – esta condição provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.
Doença de Crohn – Este tipo de DII é caracterizado pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.
 
SINTOMAS
Os sintomas da DII variam, dependendo da gravidade da inflamação e onde ela ocorre. Os sintomas podem variar de leve a grave. É provável que a pessoa tenha períodos de doença ativa seguidos por períodos de remissão.
Sinais e sintomas comuns à doença de Crohn e à colite ulcerativa incluem:
Diarreia
Febre
Fadiga
Dor abdominal e cólicas
Sangue nas fezes
Apetite reduzido
Perda de peso não intencional
 
TRATAMENTO
O tratamento é feito com medicamentos (anti-inflamatórios específicos para o intestino), ileostomia (retirada do cólon e do reto, ligando o íleo à parede abdominal), complementação nutricional, dieta e outras terapias auxiliares.
 
BIBLIOGRAFIA:
https://www.sbcp.org.br/revista/nbr233/P172_182.htm