E OS SEUS RINS, COMO ESTÃO ?

E OS SEUS RINS, COMO ESTÃO ?

2 Abril 2012



E OS SEUS RINS, COMO ESTÃO ?
 

Neste mês de março comemoramos o dia mundial do RIM. Mais que uma celebração  esta data foi criada para chamar a atenção da população e dos gestores públicos para o crescente problema renal.

A Insuficiência Renal é doença silenciosa que só tem sintomas quando mais de 70% dos rins já pararam de funcionar o que muitas vezes é irreversível, isto é, mesmo tratando não conseguimos melhorar a capacidade dos rins de filtrarem o sangue das impurezas.

Desta forma o importante é a prevenção.

Algumas pessoas devem ficar mais atentas para os problemas renais, principalmente quem apresenta Diabetes, Hipertensão Arterial (Pressão Alta), Pedras nos rins, Obesidade ou quem tem familiares com problemas renais.

Também devemos evitar alguns hábitos que podem danificar os rins como o consumo exagerado de sal ou alimentos industrializados e com excesso de conservantes, excessivo consumo  de carne vermelha e embutidos (salame, lingüiça, salsicha), baixa ingestão de liquidos e o uso repetido de analgésicos, principalmente os antiinflamatórios que são medicamentos reconhecidamente tóxicos para os rins.

Hoje no Brasil temos até 10% da população com alguma doença renal e 90 mil pessoas fazendo diálise (que é o processo de limpeza do sangue).

Também é importante lembrar que grande parte destas pessoas está na Fila de Transplantes aguardando por uma doação. Pense nisto e converse com sua família e amigos – Seu gesto pode salvar muitas vidas.


Fonte: Dr Fernando Roman
Setor de Medicina Preventiva – Unimed Costa Oeste

Unimed Costa Oeste