Especialidade de Endocrinologista

Especialidade de Endocrinologista

27 Setembro 2019

Quem é o endocrinologista?

O endocrinologista é o médico que cuida das Glândulas.

Veja, a seguir, as principais áreas de atuação do endocrinologista:

Reposição Hormonal da Menopausa, Obesidade, Crescimento, Excesso de Pêlos, Diabetes, Osteoporose, Doenças da tireóide. 

Doenças da Glândula Supra-Renal - (Aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem significar problemas na glândula supra-renal.)

Distúrbios da Puberdade – Crianças que desenvolve precocemente pêlos pubianos, odor axilar e têm desenvolvimento das mamas apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Distúrbios da Menstruação – Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Doenças da Hipófise – Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do numero do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Andropausa – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

 

Encontre médicos especialistas em endocrinologia no Guia Médico disponível no Portal Unimed. 

 


Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)