Gestantes e acompanhantes participam do Curso de Pré-Natal da Unimed Costa Oeste

Gestantes e acompanhantes participam do Curso de Pré-Natal da Unimed Costa Oeste

28 Fevereiro 2018

No primeiro encontro os participantes aprenderam sobre Anestesias, Nutrição e Exterogestação

A Unimed Costa Oeste, por meio da área de Responsabilidade Social, iniciou no sábado (24) a 36ª edição do Curso de Pré-Natal.

No primeiro módulo o médico Alexandre Lopes de Oliveira falou sobre os tipos de anestesias usadas nos partos e esclareceu as dúvidas das mamães. Na sequência, a nutricionista Michelle Carpiné Ost destacou sobre a importância de uma alimentação adequada na gestação no primeiro, segundo e terceiro trimestres.

E, por último, a consultora materna e do sono infantil Nelise Lazzari explicou sobre a teoria da Exterogestação e como ela pode ajudar a mãe na adaptação com o bebê nos primeiros meses após o nascimento. Ela salientou que cinco são as implicações práticas: contato, dormir, comer, barulho e movimento. “São informações que ajudam nas adaptações da mãe com o bebê principalmente nos três primeiros meses”.

Segundo a assistente social da Unimed Costa Oeste, Jane Brustolin, o curso promove a interação entre as gestantes e seus acompanhantes com profissionais que trazem informações importantes para a gestação.

Encontros

O segundo módulo acontece no dia 03 de março e serão destacados os assuntos Fonoaudiologia, Linguagem e Cognitivo do bebê e Fisioterapia (treino respiratório e preparação para o parto). A programação segue com o terceiro encontro no dia 10 de março, onde será tratado sobre o Desenvolvimento Gestacional e modificações do corpo, Sinais de trabalho de parto, Parto Normal e Cesariana e Puerpério imediato. No data de 17 de março os profissionais convidados falarão sobre Desenvolvimento do Bebê (Apgar, crescimento, reflexos, vacinação, teste do pezinho), Puericultura (cuidados com o bebê) e Aleitamento materno. Já os temas Odontopediatria (cuidados com a dentição) e Aspectos psicossociais na família serão os assuntos do último módulo, no dia 24 de março.

Além disso, há sorteio de brindes em todos os encontros e também de um carrinho de bebê ao final do curso. E depois do nascimento do bebê as mamães, beneficiárias, recebem uma bolsa personalizada, acompanhada de uma cartilha com orientações e cuidados pós-parto e com o bebê.

Projeto Viva Vida

O Curso de Pré-Natal integra o Projeto Viva Vida, que tem o objetivo de orientar as gestantes e acompanhantes sobre os assuntos relacionados ao período gestacional e os primeiros cuidados com o bebê logo após o nascimento. O curso é realizado duas vezes por ano em Toledo e uma vez nas cidades de Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand. Em 17 anos de realização, o projeto já atendeu um público aproximado de 1.700 pessoas até o período atual.

Inscrições

Quem tiver interesse em participar do Curso Pré-Natal pode realizar a inscrição pelos telefones (45) 3277-8039 / 8041 e 8002. O curso é dividido em cinco encontros, gratuito e realizado na sede da cooperativa (Rua Santos Dumont, 2705, Centro), das 14h às 17h.


Assessoria de Imprensa

Fonte: Unimed Costa Oeste