Gestantes recebem orientações em curso da Unimed

Gestantes recebem orientações em curso da Unimed

11 Fevereiro 2020

O pequeno Nicolas tem previsão de chegar lá pelo mês de junho e assim como toda mãe de “primeira viagem”, Francielle Terezinha Gomes Grana tem muitas dúvidas relacionadas ao parto e aos primeiros dias do bebê. Ela e outras gestantes – assim como seus acompanhantes – participam do Projeto Nascer Bem – Curso de Gestantes, desenvolvido pela Unimed Costa Oeste.

A primeira turma do ano iniciou o processo no sábado (1º). A palestra de abertura foi ministrada pela médica pediatra Dra. Stêfani Miglioranza, que falou sobre o atendimento na sala de parto, alterações de pele e estrutura que podem surgir nos bebês ao nascer, aspectos do desenvolvimento psicomotor no primeiro ano de vida e as vacinas que devem ser aplicadas até um ano. “Os pais têm muitas dúvidas sobre a hora do nascimento e os primeiros dias do bebê em casa, que foram esclarecidas nesse encontro. São muitas informações que depois poderão ser reforçadas nas consultas com o pediatra”, frisou.

No mesmo dia os participantes aprenderam mais sobre Gestação e Nutrição, com a nutricionista Michelle Carpiné, e a atuação da fisioterapia na gestação, parto e pós-parto, em palestra realizada pela fisioterapeuta Dra. Thaise Nunes Pasqualotto. “Falamos sobre as alterações fisiológicas da mulher, alterações respiratórias seja durante a gestação ou o parto e as mudanças hormonais, bem como os ramos da fisioterapia que também podem contribuir nesse processo, como o pilates, hidroterapia, massagem e osteopatia”, destacou.

O Projeto Nascer Bem tem como objetivo oportunizar um pré-natal adequado, além de orientações e treinamentos, para que tenham uma gestação segura, um pós-parto adequado e que possam cuidar do bebê recém-nascido com facilidade, tranquilidade e saúde.

 

Dinâmica

Os encontros são semanais e acontecem aos sábados, no auditório da Cooperativa, a partir das 14h.  Os participantes recebem orientações de profissionais da área da saúde com temas voltados à nutrição; anestesias usadas nos partos; fonoaudiologia; fisioterapia; desenvolvimento gestacional e modificações do corpo; sinais de trabalho de parto; desenvolvimento do bebê, aleitamento materno; odontopediatria e aspectos psicossociais na família, além das aulas práticas de primeiros socorros ministrada por um bombeiro e de cuidados com o bebê realizada por uma enfermeira obstetra.

O curso é aberto as gestantes da comunidade e realizado com frequência durante o ano. Para saber quando será a próxima turma entre em contato pelo telefone (45) 3277-8025.

 


Fonte: Pé de Ideia