Mitos sobre o mosquito da dengue

Mitos sobre o mosquito da dengue

  1. Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito? MENTIRA! Quando se usa o ar condicionado a temperatura  e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.
  2. Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada? MENTIRA! Não é apenas os simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue  de se reproduzir. É preciso limpar o local também, o ovo ainda pode se manter "vivo" por mais de um ano sem água.
  3. Repelentes são fundamentais no combate à dengue? MENTIRA! Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
  4. Tomar vitamina B afasta o mosquito? MENTIRA! Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
  5. Qualquer picada do mosquito transmite a doença? MENTIRA! Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
  6. As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa? MENTIRA! Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

 


Unimed Costa Oeste

Fonte: Ministério da Saúde