No Oeste, 16 cooperativas se reúnem para debater o futuro do sistema

No Oeste, 16 cooperativas se reúnem para debater o futuro do sistema

31 Outubro 2018

As cooperativas Unimed Costa Oeste e Uniprime Pioneira do Paraná foram as anfitriãs do Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar, núcleo Oeste. O evento aconteceu em Toledo, no dia 17 de outubro na sede social da também cooperativa Primato Agroindustrial.

Cerca de 90 representantes de 16 cooperativas da região participaram do encontro que teve como pauta principal os rumos do sistema paranaense para o próximo ano. “Conseguimos reunir cooperativas de três dos principais ramos de atividades – agropecuário, crédito e saúde – para ouvir suas demandas, debater e propor ações para continuarmos avançando”, avaliou o superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, reforçando o compromisso da Ocepar em estar perto das cooperativas.

 

Programação

Os trabalhos começaram logo após um almoço, com a abertura feita pelo vice-coordenador do núcleo e presidente da Primato Ilmo Welter. Ele concedeu a palavra aos membros que compuseram a mesa de honra: ao presidente da Uniprime Pioneira do Paraná Dr. Orley Campagnolo, ao diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste Dr. Manoel de Oliveira, ao presidente da Copavel Dilvo Grolli, ao presidente da Copagril Ricardo Silvio Chapla, ao presidente da Unimed Paraná e conselheiro da Ocepar representando o ramo Saúde Dr. Paulo Roberto Faria e ao superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti. A mensagem gravada do presidente José Roberto Ricken que, pela primeira vez desde 1991, não esteve presente em um Encontro Regional foi apresentada neste momento. Nela, Ricken ressaltou a importância da discussão dos temas que serão tratados no Congresso Brasileiro de Cooperativismo, agendado para maio de 2019 e desejou um bom evento aos participantes.

As cooperativas da casa, representadas pelo presidente da Uniprime Dr. Orley Campagnolo e pelo diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste Dr. Manoel de Oliveira, tiveram a oportunidade de mostrarem, em apresentações distintas, sua história, seus números e suas potencialidades. Para o presidente da Uniprime, receber as cooperativas da região foi uma honra. “Ficamos felizes em mostrar para o público quem somos, como atuamos e promover, acima de tudo, a intercooperação”, completou. “O cooperativismo alavanca todos os setores da nossa economia e na nossa região ele é pujante. É por isso que somos e sempre seremos cooperativistas”, afirmou Dr. Manoel.

 

Elas também tiveram a iniciativa de convidar o professor da UFPR Zaki Akel Sobrinho para falar sobre o Biopark, o primeiro parque tecnológico privado do Brasil, localizado em Toledo. Ele, que é membro do Conselho Consultivo do Biopark, mostrou dados e imagens da estrutura que está em construção, mas já conta com um prédio que abriga o curso de medicina da UFPR campus Toledo. Ele colocou o espaço à disposição das cooperativas para futuras parcerias. “Queremos fomentar a pesquisa e a tecnologia na região”, complementou.

 

Paraná.coop+10

O superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti fez um relato do movimento que visou a conscientização da população para o voto consciente e abriu o diálogo da instituição com os candidatos aos cargos da eleição.

 

Palestra

A programação avançou com a palestra “Megatendências e Cenário na Gestão de Cooperativas” ministrada pelo professor do ISAE e convidado da FGV Rodrigo Casagrande. O especialista fundamentou sua fala na perspectiva da gestão e da governança cooperativista, trazendo para o debate o avanço de projetos inovadores no mundo e como isso interfere no mercado (consumo e oferta de mão-de-obra).

Dentro do contexto cooperativo, Casagrande ressaltou a importância da intercooperação, um dos princípios do cooperativismo. “Ela fomenta a cocriação e a colaboração que cria um cenário de aprendizagem, que interfere na cultura de inovação e consequentemente no aumento da competitividade das cooperativas”, argumentou.

 

Grupos de Trabalho

Os participantes foram divididos em seis grupos para discutirem os temas-bases do Congresso e elencar propostas: Marco regulatório, Gestão e governança, Inovação, Mercado, Intercooperação e Comunicação. As sugestões serão apresentadas no Encontro Estadual de Cooperativas, em dezembro e lá as ideias que melhor representarem o cooperativismo paranaense seguirão para o Congresso.

 

Encerramento

Ao fim da programação, as cooperativas Copacol e Sicredi Nossa Terra PR/SP, de Cafelândia, se manifestaram para receber o próximo Encontro de Núcleos, em março de 2019.


Pé de Ideia

Fonte: Assessoria de imprensa