Programa auxilia quem deseja cessar o tabagismo

Programa auxilia quem deseja cessar o tabagismo

17 Fevereiro 2020

A vontade de parar de fumar requer mudança de atitude. O primeiro passo rumo a melhoria da qualidade de vida foi dado por alguns beneficiários da Unimed Costa Oeste, que integram o Programa Viva Mais – Atenção ao Tabagista, oferecido gratuitamente àqueles que desejam cessar o tabagismo.

No primeiro dia do encontro, realizado no dia 03 de fevereiro, os participantes assistiram as palestras com os profissionais apoiadores do Programa: a nutricionista Michelle Carpiné, o médico neurologista Dr. Wilson Gomes e a psicóloga Rafaela Pastore. O desejo próprio do fumante e o apoio da família são fundamentais durante o processo. Porém, contar com a ajuda de especialistas colabora para a mudança de hábitos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, esclarecendo aos participantes os riscos que o cigarro pode causar à saúde e apresentando os benefícios que poderão ser alcançados após cessarem o tabagismo.

 

Dinâmica

O Programa Viva Mais – Atenção ao Tabagista - conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista e farmacêutico. É realizado por meio de encontros presencias de terapias em grupo e consultas individuais, durante quatro meses, estendendo-se por mais dois meses de monitoramento via telefone para acompanhamento do beneficiário durante o seu tratamento.

O programa existe há cinco ano e já auxiliou vários beneficiários a cessarem o tabagismo. “Temos a expectativa de ter uma boa adesão do grupo ao Programa para auxiliarmos nossos beneficiários a cessarem o tabagismo e a perceberem os benefícios dessa decisão, que requer disciplina, força de vontade e suporte de alguém para ajudar”, destaca o clínico geral Dr. Alexandre Ribeiro Fortes.

 

Adesão

O programa está disponível aos beneficiários da Unimed Costa Oeste. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site: https://www.unimed.coop.br, na sessão Atenção à Saúde, preenchendo o formulário do programa.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3277-8000/8025, opção 4, ou no endereço Largo Chico Mendes, 174, Jardim La Salle.

 


Fonte: Pé de Ideia