Programa Viva Mais auxilia pacientes a parar de fumar

Programa Viva Mais auxilia pacientes a parar de fumar

31 Outubro 2019

Ele determinou que a partir do dia 16 de maio de 2019 iria parar de fumar. Depois de 30 anos sob a dependência da nicotina, o senhor Plínio Fajardo Campos, de 51 anos, encontrou uma motivação a mais para deixar de lado o vício.

Desde o início do ano ele integra o Programa Viva Mais, oferecido pela Unimed Costa Oeste gratuitamente aos beneficiários que querem parar de fumar. “Quando entrei no grupo eu já estava no meio do caminho, determinado a largar o cigarro. Com todo o apoio e orientações consegui conquistar meu objetivo. É uma nova vida!”, conta Plínio.

O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, esclarecendo aos participantes os riscos que o cigarro pode causar à saúde e apresentando os benefícios que poderão ser alcançados após cessarem o tabagismo. “É um apoio que a Unimed oferece a quem deseja parar de fumar e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares”, destaca o clínico geral Dr. Alexandre Ribeiro Fortes, do Departamento de Atenção à Saúde da Unimed Costa Oeste.

Dinâmica

O Programa Viva Mais conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista e farmacêutico. É realizado por meio de encontros presencias e terapias em grupo, durante quatro meses, estendendo-se por mais dois meses de monitoramento via telefone para acompanhamento do beneficiário durante o seu tratamento.

Adesão

O programa está disponível a todos os beneficiários da Unimed Costa Oeste que tenham o desejo de cessar o tabagismo. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site: www.unimedcostaoeste.com.br, na sessão Atenção à Saúde, preenchendo o formulário do programa.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3277-8000/8025, opção 4, ou no endereço Largo Chico Mendes, 174, Jardim La Salle.

Assessoria de Imprensa