Qual o papel de uma alimentação saudável e o manuseio correto dos alimentos durante a pandemia de COVID?

Qual o papel de uma alimentação saudável e o manuseio correto dos alimentos durante a pandemia de COVID?

27 Maio 2020

Uma Alimentação saudável e o manuseio correto dos alimentos podem contribuir com a sua saúde, podendo até evitar o contágio pelo vírus.

A função dos alimentos vai muito além de trazer saciedade. Uma alimentação adequada influencia muito na nossa saúde, garante uma boa nutrição e um bom funcionamento do nosso corpo. 

Alimentos como frutas, verduras, grãos diversos, raízes, carnes e ovos são chamados de alimentos  “in natura”, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, minerais, vitaminas e são essenciais para manutenção da saúde e prevenção das doenças.

Hoje, devido a pandemia do Coronavírus, temos que ter um cuidado redobrado não só com a nossa higiene mas também com a nossa alimentação. Uma vez que estar em condições saudáveis, ter uma alimentação equilibrada, consumir uma quantidade adequada de água potável contribui para a manutenção e recuperação da saúde e também para o fortalecimento do sistema imunológico.

Reforçar os cuidados no manuseio dos alimentos é essencial para evitar a contaminação, segue algumas dicas para segurança alimentar:

1- Lavar as mãos com frequência, principalmente depois de: Manusear objetos, Tossir, espirrar, assoar o nariz, coçar os olhos ou tocar a boca, preparar alimentos crus (frutas, vegetais e carnes).

2- Cozinhar bem os alimentos, já os que são consumidos crus a atenção deve ser redobrada na higienização e procedência.

3- Não converse, espirre, tussa encima de alimentos, superfícies e utensílios, isso vale para o momento do preparo e também na hora de servir o alimento.

4-  Realize higienização adequada nas bancadas, mesas e utensílios após manusear alimentos crus como verdura não lavados e carnes cruas.

5- Não compre produtos que estejam com embalagens rasgadas, estufadas, amassadas, enferrujadas ou com outro tipo de defeitos

6- Limpe bem as embalagens antes de abrir ou guardar, se não for possível lavá-las com água e sabão pode higienizar as embalagens com álcool 70%, solução sanitária diluída ou produtos de limpeza multiúso.

7- Se estiver com sintomas gripais utilizar máscaras na preparação dos alimentos e ao servi-los.

Cuidados para se proteger do COVID-19 na hora da compra dos alimentos.

Usar máscara, mantenha a distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além de usar máscara. Lave bem as mãos depois das compras e use alcool gel 70% após manusear os produtos comprados.

Para as pessoas que são do grupo de risco, é orientado que alguém da família faça este trabalho de ir as compras, mantendo todos os cuidados de higiene após retornar e entregar as compras. Caso não consiga ninguém para auxiliar nas comprar procure ir em horários de menos aglomeração.

Outra maneira de evitar as saídas desnecessárias ao mercado é o cuidado no armazenamento dos alimentos. Alguns alimentos como hortaliças e preparações caseiras têm maior durabilidade quando são refrigeradas ou congeladas, esta medida também garante maior praticidade no dia a dia.

Os legumes e hortaliças duram mais tempo quando usado a técnica de branqueamento – após a higienização dos alimentos mergulhe-os em água fervente por 2 a 3 minutos e em seguida coloque-os em um recipiente com gelo. Depois congele o alimento. O Branqueamento nos permite armazenar os alimentos por até 3 meses.

O tempo de armazenamento dos alimentos muda dependendo de onde ele é armazenado, por exemplo, comidas caseiras prontas tem duração de 10 dias quando armazenadas  no congelador (porta interna da geladeira) e tem duração de 30 dias quando armazenada no freezer (Presente nas geladeiras com duas portas externas).


Fonte: Ministério da Saúde