Unimed Costa Oeste conquista com excelência a acreditação RN 277

Unimed Costa Oeste conquista com excelência a acreditação RN 277

Cooperativa é acreditada Nível 1 da RN 277, da Agência Nacional de Saúde, uma certificação que aprova a busca constante pela qualidade e o comprometimento com os beneficiários

A missão, a visão e os valores da Unimed Costa Oeste registram o compromisso da cooperativa em oferecer produtos e serviços de qualidade e com segurança aos beneficiários. A mais recente conquista, a Acreditação da RN 277 – no seu maior nível de excelência – comprova que todos os esforços para executar tais princípios estão sendo reconhecidos. A Agência Nacional de Saúde - ANS divulgou recentemente o resultado da auditoria realizada em setembro na sede da cooperativa, concedendo a ela o Nível 1 do Programa de Acreditação de Operadoras de Plano de Saúde. Com esse resultado, a Unimed Costa Oeste passa a integrar um seleto grupo no país a possuir a certificação.

O diretor-presidente Dr. Hiroshi Nishitani atribuiu de fundamental importância os envolvidos na conquista e ressaltou o que fica a partir dessa experiência. “Criamos a cultura da constante evolução e melhoria e não vamos perder essa dinâmica”.

O diretor vice-presidente Dr. Manoel Joaquim de Oliveira complementou que o processo de acreditação é como uma ação preventiva: dá segurança para o crescimento da cooperativa. “Detecta as falhas, define os processos, dá diretrizes de crescimento”, exemplificou.

Foco no beneficiário

O maior beneficiado com tudo isso é o usuário do sistema, que está no foco do processo. O coordenador de Cuidados com a Saúde da empresa de certificação DNV – GL, Eduardo Ramos Ferraz, comentou que a Unimed Costa Oeste já tinha o viés do cuidado centrado no paciente e isso foi muito importante. “A Acreditação traz esse conceito e tem claro que a organização deve ter uma política focada na segurança do paciente, no atendimento de qualidade, na busca por resultados assistenciais de referência e na redução de eventos adversos”, detalhou.

Ganhos para o cooperado

E os ganhos também refletem no relacionamento do cooperado da Unimed Costa Oeste, que conta com a rastreabilidade de todos os processos. “O cooperado verá o trabalho dele mais organizado, todo mapeado, monitorado e com ciclos de melhorias. Isso impacta diretamente na judicialização ao criar um sistema de gestão da qualidade com gestão de risco e rastreabilidade de informações”, comentou Eduardo.

Além disso, a sustentabilidade do negócio também é assegurada já que o trabalho do cooperado depende do sistema. Por isso, ao ser certificada, a organização passou por avaliações de gestão administrativa e financeira.

Mais uma certificação

Há um ano a Unimed Costa Oeste passou pela certificação da ISO 9001:2015, que atestou o cumprimento de requisitos técnicos consagrados mundialmente na gestão da qualidade. Esse processo foi importante para o cumprimento da dimensão 1 da RN 277 que está relacionada ao programa de Melhoria da Qualidade. Segundo Eduardo Ramos Ferraz, da DNV-GL, a ISO trouxe uma robustez a essa dimensão em relação ao uso de ferramentas de qualidade, de gerenciamento e mapeamento de processos, monitoramento através de indicadores. “A ISO trouxe a maturidade para cumprir com excelência essa dimensão”.

RN 277

O Programa de Acreditação de Operadoras de Plano de Saúde é um processo voluntário que visa a garantia da qualidade do serviço prestado aos beneficiários. Instituído pela Resolução Normativa (RN) 277, avalia, em sete dimensões, as práticas de qualidade adotadas pela operadora. A RN 277, publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no fim de 2011, tem como objetivo incentivar a melhoria contínua na qualidade assistencial da saúde suplementar.

A norma estabelece 147 requisitos que representam a operadora como um todo, agrupados em sete dimensões: Programa de melhoria da qualidade – PMQ; Dinâmica da Qualidade de Desempenho de rede Prestadora; Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços da Saúde; Satisfação dos Beneficiários; Programas de Gerenciamento de Doenças de Promoção da Saúde; Estrutura e Operação; e Gestão.

Sobre a Unimed Costa Oeste

Preocupada com a saúde e bem-estar de seus clientes, a Unimed Costa Oeste busca a cada dia ampliar suas ações com o objetivo de propiciar qualidade de vida a toda a comunidade. Presente há 32 anos na região Oeste do Paraná desenvolve projetos sociais para diferentes públicos, por meio do teatro, canto e encontros voltados às gestantes, idosos e hipertensos. Conheça mais sobre a Unimed Costa Oeste no site: www.unimedcostaoeste.com.br.


Pé de Ideia

Fonte: Assessoria de Imprensa