USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

22 Abril 2020

VOCÊ SABE O QUE É USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

Medicamentos são produtos que tem a finalidade de prevenir e curar doenças, ou então aliviar os seus sintomas, mas devem ser utilizados de maneira correta, indicada e segura!

O uso racional de medicamento é quando se utiliza o medicamento de acordo com a sua indicação clínica, dose e período adequado, e ao menor custo para si e para a comunidade.

Você sabia que a intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas em todo o país?

Por isso a grande preocupação frente a automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos.

Além das causas de intoxicação a utilização de medicamentos de forma incorreta pode levar ao agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada podem esconder determinados sintomas.

Quando o medicamento se trata de antibióticos a atenção deve ser redobrada, pois, o uso abusivo desses medicamentos pode levar a um aumento da resistência dos micro-organismos comprometendo assim a eficácia dos tratamentos.

- Outra preocupação relacionada ao uso indiscriminado de medicamentos referem-se a combinações inadequadas, podendo assim, os medicamentos anularem ou potencializarem os efeitos um dos outros.

- E ainda o uso de medicamentos de forma incorreta ou irracional pode trazer consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado de tempo e ao menor custo para si e para a comunidade.

 

MEDICAMENTO É COISA SÉRIA. PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA E FARMACÊUTICA. NÃO UTILIZE MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA!

 

O Programa de Assistência Farmacêutica é oferecido pela Unimed Costa Oeste sem custo adicional para o beneficiário que tenha interesse em acompanhar o seu tratamento medicamentoso.

Para participar do programa entre em contato: 45- 3277-8000 (opção 4) ou e-mail: caf@unimedcostaoeste.com.br

 

Fontes: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/premio_medica/index.php e https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/uso_racional_medicamentos_temas_selecionados.pdf