Você já ouviu falar em saúde mental?

Você já ouviu falar em saúde mental?

24 Julho 2020

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

 

Atenção!

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

 

O que posso fazer para manter minha saúde mental?

A reposta pode ser simples ou talvez necessite de ajuda profissional para desenvolver melhores estratégias para manutenção da saúde mental.

No entanto, algumas dicas são importantes para que você possa começar a ter uma vida mais saudáveis e isso inclui:

  1. Praticar o autocuidado, seja positivo!
  2. Aceitar-se como você é e viver a sua própria vida, não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é;
  3. Mantenha-se ativo diariamente – faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade que você goste;
  4. Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: que tal tentar um novo hábito, melhorar um comportamento, aprender a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato;
  5. Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer;
  6. Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria;
  7. Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer;
  8. Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias;
  9. Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável, Procure alimentar-se corretamente (nessa correria do mundo e a busca pelo corpo perfeito as pessoas estão deixando de ingerir alimentos que são essenciais para a saúde) cuidado com isso!
  10. Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.

 

Importante!

Fique atento a alguns sinais como: Tristeza contínua, pensamentos suicidas, vontade de isolar-se...Se estes persistiram por dias, ou semanas, procure ajuda de um profissional, nossa saúde mental é muito importante, e nossa saúde física depende dela.

 

Fonte: Ministério da Saúde