Plano Saúde Ocupacional

Plano Saúde Ocupacional

As Normas Regulamentadoras – NR, relativas a segurança e medicina no trabalho, são de observância obrigatórias pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Entende-se por Saúde Ocupacional a área da medicina que tem por objetivo atuar nos níveis de prevenção primário, secundário e terciário com relação aos possíveis agravos à saúde relacionados ao trabalho. Neste sentido a UNIMED COSTA OESTE possui um departamento próprio de Saúde Ocupacional, contando com uma equipe de profissionais qualificados, com dedicação em tempo integral. Mantém ainda, toda a documentação legal em arquivo para segurança e proteção frente as necessidades legais futuras por um período mínimo de 20 anos, Conforme regulamentação vigente. Conheça nossos produtos:

 

NR 07 – Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional. Tem por objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto de seus trabalhadores.
Clique aqui para acessar a NR na integra.

 

NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

 

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP é um documento histórico laboral do trabalhador, que deve ser emitido para aposentadoria do trabalhador ou ainda para ser encaminhado a pericia médica (auxilio doença e acidente de trabalho).

 

Arquivo

Assim como os demais documentos, os atestados médicos de saúde ocupacional, os exames e os prontuários médicos ficarão arquivados por no mínimo 20 anos pela Unimed Costa Oeste.

 

NR 15 – Insalubridade, NR 16 – Periculosidade e Laudo Ambiental – LTCAT

O laudo de insalubridade e/ou periculosidade tem a finalidade de atender às exigências das normas regulamentadoras - NRs, visando a caracterização da insalubridade e/ou periculosidade no ambiente de trabalho da empresa. Os maiores benefícios para a sua empresa com o desenvolvimento dos laudos serão a adequação à legislação vigente e a redução de custos com pagamento de insalubridade e periculosidade.

O LTCAT é um documento com exigência legal através da Lei 9.032/95 e o Decreto 3.048/99 e suas modificações através das IN – Instruções Normativas do INSS para comprovar as condições ambientais em que o colaborador se encontra dentro da empresa na qual ele trabalha, o LTCAT também tem a finalidade de dar base no preenchimento do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.

O documento de LTCAT é elaborado por um engenheiro do trabalho onde ele quantifica todos agentes de riscos existentes no ambiente de trabalho como riscos físicos, químicos e biológicos, quantificar significa fazer medições utilizando equipamentos modernos e devidamente calibrados (bomba gravimétrica de amostragem, dosímetro, decibelímetro, termômetro de globo, termômetro).

 

Solicitação de Exames

Através do contrato firmado com Vs. Empresa, para solicitação de exames contemplados no PCMSO, é extremamente necessário encaminhar dados do funcionário para que a liberação seja realizada.

Carta Solicitação de Exames – Clique para Download

Para informações sobre SEGURANÇA DO TRABALHO clique aqui.

 


Unimed Costa Oeste

Fonte: Unimed Costa Oeste