Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Sempre preocupada com a Responsabilidade Social, em janeiro de 2010 a Unimed Costa Oeste firma com a Unimed do Brasil um Termo de Compromisso que visa a permanente contribuição com o Programa “A Unimed Abraça Os ODM” Objetivos de Desenvolvimento do Mundo, que são o conjunto de 8 diretrizes estabelecidas por países membros da Organização das Nações Unidas ONU com o objetivo de contribuir para construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Neste “acordo” cabe a Unimed do Brasil apoiar e orientar no desenvolvimento de projetos e ações, consolidar as informações e reportar os resultados ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Porém, bem antes de firmar este acordo, vem-se trabalhando para melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários e comunidade, e, fazendo sua parte, vários projetos foram criados para tentar diminuir o impacto negativo associado ao acelerado crescimento.

Isso também, porque a Unimed possui em sua essência o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, que, aliás, é preconizado pelo sétimo Princípio do Cooperativismo: “Interesse pela comunidade”.

Projetos Sociais

Visando estreitar o relacionamento com os beneficiários, como também preocupada com a sua qualidade de vida e sua saúde, a Unimed Costa Oeste, ao longo do tempo, veio agregando novas ideias, por meio de Projetos Sociais, atendendo aos diversos públicos dentro da sua carteira de clientes.

Os projetos prestam orientações gestacionais, pós-parto e cuidados com o recém-nato; socialização de pessoas da Maior Idade; propiciar uma maior integração entre os colaborares da cooperativa; e também executa ações voltadas ao meio ambiente visando proporcionar conhecimento sobre os recursos naturais da região.

Projeto Viva Vida

Este projeto surgiu em 2001, com o intuito de orientar as gestantes e acompanhantes sobre os assuntos relacionados ao período gestacional e os primeiros cuidados com o bebê logo após o nascimento.

Dividido em cinco módulos são abordados temas em forma de palestras em diversas áreas, como: Ginecologia, Pediatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, dentre outras especialidades. O projeto é aberto à comunidade e já atendeu um público aproximado de 1.700 pessoas até o período atual. São realizadas duas vezes por ano na cidade de Toledo e uma vez em Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand.

Ao final de cada “curso” é realizado sorteio de um carrinho de bebê para as mães, como um incentivo pela presença e participação nas palestras.

Depois do nascimento do bebê, recebem bolsa personalizada acompanhado de uma cartilha contendo orientações e cuidados Pós-Parto e com o bebê.

Nessa cartilha são encontradas informações úteis que podem auxiliar desde o primeiro momento após o parto, tanto quanto aos cuidados alimentares da mãe e as primeiras mamadas do bebê até as futuras vacinas do bebê, dentre outras.

Projeto Viva Idade

O Projeto Viva Idade é direcionado às pessoas de Maior Idade, surgiu em 2002, a princípio cm com palestras educativas e preventivas, com o objetivo de proporcionar informações que possibilitem ações saudáveis para a qualidade de vida. Com isso deram-se início as caminhadas matinais e alongamentos, acompanhadas por profissionais da área de educação física.

Em 2003 iniciou uma nova atividade, o Coral, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração usando a voz e o canto como meio terapêutico. Hoje o grupo é composto por vinte e quatro participantes na faixa de 60 a 88 anos. O coral já realizou diversas apresentações na comunidade local e região; sempre positivamente. O coral encontra-se inserido na comunidade contribuindo com o bem-estar do grupo e servindo de exemplo a outras gerações.

Outra atividade inserida na comunidade é o teatro composto em média por dez integrantes da Maior Idade, que trocam experiências nas oficinas e espetáculos apresentados pelo grupo. O teatro encontra-se na sua 14ª peça.

O projeto é aberto à comunidade e abrange o município de Toledo e Marechal Cândido Rondon, atualmente é composto por 78 pessoas da Maior Idade que participam, além das atividades físicas do Coral e Teatro, realizam passeios turísticos na região, dança, bingo e comemorações festivas.

Peças do grupo de Teatro Viva Idade:

  • 2003 – Olhares Azuis;
  • 2004 – Arroio das Borboletas;
  • 2004 – Bodas de Alice;
  • 2005 – Totus Tuus;
  • 2006 – Fechando os guardas Chuvas;
  • 2007 – Eternamente Jovem;
  • 2009 – Todo Folião Tem Uma Fantasia;
  • 2010 – Comédia em Três Tempos;
  • 2011 – Mentira tem Perna Curta;
  • 2012 – História da Mulher;
  • 2015 – Histórias para não contar;
  • 2016 – Vozes que não se calam.

Caminhada – Marechal Cândido Rondon

Caminhada – Toledo

Grupo de Coral

Grupo de Teatro

Projeto ECOando Vida

A Unimed Costa Oeste realizou um Projeto voltado a área ambiental com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre os recursos naturais da região, o projeto se deu através de ações. Em um primeiro momento com ênfase na água, um recurso de fundamental importância para nossa sobrevivência. A Unimed também contribuiu com a reposição de algumas espécies de Alevinos nos afluentes no município de Toledo.

O Projeto teve início no dia 23/03/2016 (Dia mundial da água). Onde o engenheiro de pesca, Robert Gordon Hickson, do Instituto das Águas, ministrou uma palestra sobre os Recursos Hídricos aos colaboradores da Unimed Costa Oeste. Posteriormente em 13/04/2016, Taciano César Freire Maranhão, Engenheiro de Pesca do escritório do Instituto Ambiental do Paraná, ministrou outra palestra reforçando a importância dos cuidados com a Fauna Aquática e os serviços de fiscalização do IAP – Instituto ambiental do Paraná.

No dia 16/04/2016 foi o encerramento desta primeira etapa do projeto ECOando Vida, junto aos colaboradores e filhos realizaremos a soltura de alevinos no rio São Francisco em Cerro da Lola, conforme orientações do IAP – Instituto Ambiental do Paraná e Instituto das Águas.

O Projeto contou com o apoio dos colaboradores, inclusive, na escolha do nome.


Unimed Costa Oeste

Fonte: Serviço Social da Unimed Costa Oeste