Voltar

Atenção Personalizada à Saúde é foco da Unimed Cuiabá

Atenção Personalizada à Saúde é foco da Unimed Cuiabá

Atenção Personalizada à Saúde é foco da Unimed Cuiabá

18 Setembro 2018

A Unimed Cuiabá realizou no dia 21 de agosto o 1º Fórum de Atenção Personalizada à Saúde, com o objetivo de discutir a importância da adoção de um novo modelo assistencial e expor os principais desafios da saúde suplementar. O evento contou com palestra do estudioso e professor da Harvard Medical School, Dr. Robert Janett, que ministrou sobre “Cuidados primários altamente organizados melhoram o desempenho do sistema”.

“Se você quiser alterar os resultados, altere o sistema”, comentou. Durante a palestra, o especialista enfatizou a importância do hábito de utilizar lista de verificação, planilhas, lembretes para fornecedores e pacientes, fortalecimento da comunicação e handoff (quando um trabalho ou função é passada de uma pessoa para a outra).

“Para a confiabilidade no modelo, usamos o atendimento planejado. Fazemos isso com equipes multidisciplinares e utilizamos a mágica dos checklists, porque somos humanos e esquecemos das coisas”, disse.

Durante o evento, Dr. Janett afirmou que no modelo de atenção personalizada cada paciente é vinculado a um médico de família e comunidade, e este profissional está ligado a uma equipe. O fluxo de trabalho é organizado e planejado antes, durante e pós visita do paciente.

“A palavra-chave: equipe. É necessário delegar responsabilidades, respeitar e confiar nos membros do time. O modelo em que o médico é o centro de tudo não anda bem. Medicina tradicional é como o golfe, os resultados são individuais e contam com um pouco de sorte. Já a medicina personalizada está mais para o futebol, um trabalho coletivo, de equipe”, finalizou.