Voltar

Unimed Belém inaugura Unidade de Atenção Primária à Saúde

Unimed Belém inaugura Unidade de Atenção Primária à Saúde

Foco principal é a manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo e integral

Unimed Belém inaugura Unidade de Atenção Primária à Saúde

Foco principal é a manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo e integral

7 Novembro 2018

É melhor prevenir que remediar. Por isso, a Unimed Belém empreende uma nova ação que reforça este conceito e faz todo o sentido quando se trata de saúde. Inovando mais uma vez no setor de assistência à saúde, a cooperativa médica lança a Unidade de Atenção Primária à Saúde - APS, que prioriza o atendimento centrado na pessoa, considerando o seu contexto social e familiar. A cerimônia de inauguração deste novo espaço de atendimento ocorreu no dia 31 de outubro, com a presença de representantes da diretoria, médicos cooperados e colaboradores da Unimed Belém.

Na APS, o atendimento vai além da primeira consulta. Neste sistema, o foco principal é a manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo e integral, buscando-se reduzir riscos e adoecimento. Em caso de doença e reabilitação, o beneficiário recebe a assistência e o encaminhamento adequado.

De acordo com o coordenador da Unidade, Dr. Yuji Magalhães Ikuta, essa é uma iniciativa inovadora dentro da cooperativa, que vai atender, inicialmente, os colaboradores e seus familiares. "A proposta foi pensada dentro de um sistema de saúde baseado na atenção primária, no qual garantimos um atendimento integral com coordenação de cuidado, longitudinal e com acesso para todos os colaboradores. Qualquer pessoa, em qualquer idade e com qualquer problema de saúde pode vir à Unidade de Atenção Primária e ser atendida e acompanhada ao longo do tempo", afirmou.

PREVENÇÃO

A experiência desse sistema de atendimento já existe em unidades da Unimed de outras capitais brasileiras. O objetivo é manter a qualidade de vida da população, com ações de prevenção, promoção e recuperação, dentro de um programa organizado por uma equipe multidisciplinar. "E um atendimento mais acolhedor e humanizado, que vai acompanhai' o beneficiário e sua família ao longo do tempo, seja qual for o problema que o paciente tenha", garante Yuji Ikuta.

Segundo o vice-presidente da Unimed Belém, o médico cardiologista Antônio Travessa, a inauguração da APS é o primeiro grande passo que a cooperativa está dando no sentido de exercer a plenitude de sua vocação, que é promover saúde para os seus colaboradores, clientes e cooperados. "A criação da APS visa justamente atacar os fatores responsáveis por 80% das mortes no mundo que são a pressão arterial, o tabagismo, a diabetes e as alterações de colesterol e triglicerídeos", enfatizou o médico.

EXPANSÃO

A proposta da Unimed Belém é ampliar esse tipo de atendimento para todos os seus beneficiários, tanto de plano individual como empresarial. Para 2019, a empresa planeja a instalação de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde no município de Castanhal.

O presidente da Unimed Belém, Dr. Wilson Niwa, ressalta que a iniciativa de oferecer o atendimento inicialmente aos colaboradores faz parte de uma estratégia da gestão, que é inserir no mercado um plano de saúde com qualidade diferenciada e sustentável. "Nosso objetivo é a busca da eficiência Otimizando os recursos e oferecendo um atendimento de qualidade, nós teremos melhores resultados e replicaremos isso para a sociedade".


Assessoria

Fonte: Unimed Belém