Tire suas dúvidas sobre o Programa Parto Adequado

 

1) Quais são os hospitais que fazem parte do Programa Parto Adequado?

Atualmente fazem parte do PPA Unimed Cuiabá os hospitais Santa Rosa e Femina. Já as gestantes da rede Unimed Fácil são assistidas pelo Hospital Santa Helena.

 

2) Em quais casos devo optar pela cesária?

O médico pré-natalista dará as orientações sobre as indicações de cesariana, geralmente relacionadas ao risco para a vida da gestante ou do bebê. Alguns exemplos são gestantes com duas ou mais cesarianas prévias, pré-eclâmpsia grave, diabetes gestacional descompensado, descolamento prematuro da placenta, gestação gemelar, entre outros.

 

3) Quais os principais malefícios de uma cesariana desnecessária?

Para o bebê, a prematuridade e suas consequências, como por exemplo, internações na UTI neonatal, sequelas de saúde, doenças crônicas, danos incapacitantes ou até mesmo o óbito são os principais malefícios.

Para a parturiente, os riscos decorrentes da cirurgia, como lacerações de vísceras, maior perda sanguínea, possíveis infecções, além de maior tempo para recuperação e retorno às suas atividades cotidianas são as maiores desvantagens dessa via de parto.  

 

4) Qual a relação entre o Programa Parto Adequado, o Curso de Gestantes e o Programa Mãe Coruja?

Com objetivo de disseminar informações importantes para o início da gestação, visando o pleno acompanhamento da mãe e do bebê a Unimed Cuiabá oferece a suas beneficiárias o  Curso de Gestantes e o Programa Mãe Coruja.

As ações, aliadas ao Programa Parto Adequado (PPA) é uma iniciativa de abrangência nacional, adotada pela Copperativa, com o intuito de promover o parto vaginal.

 

5) Irei realizar o parto vaginal com o meu pré-natalista?

Não necessariamente. O mais comum é que a equipe plantonista, incluindo um obstetra, dos hospitais credenciados realize o parto. É importante que a gestante leve consigo sempre o cartão da Gestante, onde estarão as principais informações sobre o andamento do pré natal. Caso a gestante deseje realizar o parto sob acompanhamento do seu médico pré-natalista é necessário diálogo prévio com o mesmo.

 

6) Qual é a importância do meu pré-natalista para o parto vaginal?

O bom pré-natal é fundamental para um parto seguro. Se você optar pelo parto vaginal, o pré-natalista deve preencher o Cartão de Gestante adequadamente com todas as informações referentes ao pré-natal para que no momento do parto a equipe de plantão tenha acesso a elas e façam uma assistência segura e de qualidade.

 

7) O que é Cartão da Gestante?

O Cartão da Gestante é um documento obrigatório, conforme Resolução Normativa nº 398, de 2016, ao qual a futura mamãe recebe na primeira consulta obstétrica. A partir daí, a gestante deve sempre levar consigo o cartão da gestante, que deverá ser atualizado pelo profissional a cada consulta e conter o registro de todo o pré-natal, de modo a documentar a evolução da gestação e facilitar um melhor atendimento à mulher e ao bebê.