Plano de Parto


O QUE É?

O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto, que inclui onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar. O maior valor do plano de parto é justamente propiciar uma maior reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que você prefere.

É um exercício que pode ajudá-la a definir aquilo que é importante para você, e com esta informação em mãos, fazer com que esteja mais bem preparada para conversar com o profissional técnico que a acompanha no pré-natal. Não se trata, portanto, de uma relação de ordens, mas de um ponto de partida para a conversa.

 

POR QUE FAZER?

Detalhes podem fazer uma grande diferença para o seu parto, tornando-o uma experiência mais intensa e enriquecedora para toda a família.

Nos últimos quarenta anos muitos procedimentos artificiais foram introduzidos, que acarretaram a perda da naturalidade no nascimento.  Muitas intervenções não têm respaldo científico para uso rotineiro e são adotadas simplesmente por serem parte de uma tradição médico-hospitalar.

Você tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem-estar e o do seu bebê, conhecendo os benefícios e prejuízos de cada procedimento realizado na assistência ao seu parto.

Discuta com seu pré-natalista as possíveis intervenções com base nas evidências científicas.  Analise com cuidado as opções, juntamente com seu parceiro e explique ao profissional o quanto elas são importantes para você (s). Ele poderá tirar todas as suas dúvidas sobre cada procedimento que pode vir a ser necessário para uma assistência mais adequada e segura para você e seu bebê durante o trabalho de parto.

As equipes de plantão dos hospitais da rede Unimed Cuiabá do PPA (Santa Rosa, Femina e Santa Helena) são treinadas e capacitadas para essa assistência segura e personalizada para você e seu filho (a). Leve seu Plano de Parto no momento em que for internada para ganhar seu bebê e converse com a equipe sobre suas preferências.

 

PARTO ADEQUADO É PARTO SEGURO?

No momento da internação, o plantonista também deverá explicar sobre os procedimentos que por ventura possam ser necessários na assistência ao seu trabalho de parto com o objetivo de propiciar maior segurança tanto para você quanto para o seu bebê, como o uso de substâncias para coordenar as contrações uterinas; necessidade de analgesia e/ou anestesia loco regional; realização de amnioscopia (exame para avaliar a cor do líquido amniótico); realização de amniotomia (rotura artificial da bolsa das águas); cardiotocografia (registro das contrações uterinas e da frequência cardíaca fetal); episiotomia (corte no períneo); procedimentos para abreviar o tempo de expulsão do bebê (fórcipes ou vácuo-extrator) ou mesmo a conversão para cesariana.

É muito importante destacar que a equipe de atendimento envolve vários profissionais, mas somente o médico obstetra tem o conhecimento técnico-científico para indicar todo ou qualquer procedimento durante a assistência ao parto.

As equipes de plantão estão à disposição para tornar esse momento o mais especial e humanizado possível, respeitando seus desejos e preferências, sem deixar de lado o conhecimento técnico-científico para promoção da saúde e preservação da vida das nossas mamães e seus bebês.

MODELO DE PLANO DE PARTO

Clique AQUI