Notícias Viver Bem

Ver todas as notícias

Voltar

Oficina Mãe Coruja esclarece dúvidas e orienta futuras mães sobre a amamentação adequada

Oficina Mãe Coruja esclarece dúvidas e orienta futuras mães sobre a amamentação adequada

Oficina Mãe Coruja esclarece dúvidas e orienta futuras mães sobre a amamentação adequada

26 Setembro 2019

O Viver Bem, por meio do Programa Mãe Coruja, realizou mais uma oficina educativa voltada para as gestantes beneficiárias da Unimed Cuiabá na noite da última terça (24). Com o tema “Como me preparar para o aleitamento materno”, a atividade reuniu cerca de 30 gestantes e seus acompanhantes para orientações sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno e para aprenderem juntos diversas técnicas que irão ajudar a mãe e o bebê no momento da amamentação.

“Uma das maiores preocupações da mãe é saber se ela vai conseguir amamentar. Mas Toda mãe pode amamentar seu bebê, desde que tenha o suporte e a técnica adequados. Tanto a mãe quanto o bebê têm que aprender a lidar com a amamentação. O melhor preparo é o conhecimento, por isso a Unimed Cuiabá, por meio das atividades voltadas para a gestante, está formando essa cadeia de amor e informação para estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê”, afirmou a pediatra e neonatologista Elibene de Almeida Orro Junqueira, que conduziu a palestra da noite.

A especialista abordou temas como os componentes do leite materno e o impacto dele para o desenvolvimento do bebê, além de esclarecer mitos a respeito da amamentação. “O leite materno é o alimento perfeito, completo e natural, e totalmente adaptado às necessidades do bebê. Alimenta, hidrata, protege contra infecções e alergias, possui fatores de crescimento, gordura, açúcar, vitaminas, ferro, proteínas, enzimas, sais e anticorpos. Além disso, reduz a chance de obesidade na vida adulta e tem relação direta com a elevação do QI das crianças”, completou a médica.

Após a palestra, a equipe de enfermagem do Mãe Coruja realizou a parte prática da atividade, onde os futuros papais e mamães puderam “treinar” as melhores técnicas e posições para a amamentação e pega correta da mama pelo bebê. Além disso, as gestantes receberam orientações sobre o preparo das mamas para a mamada e dicas para atenuar fatores que podem influenciar na produção do leite.

Mãe Coruja - Desenvolvido pelo Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá – Viver Bem, o Programa Mãe Coruja oferece cuidado multidisciplinar à saúde da gestante, com orientação e apoio às gestações de alto risco e incentivo ao aleitamento materno para as beneficiárias da Unimed Cuiabá. Entre as atividades gratuitas oferecidas estão oficinas orientativas, grupos de apoio emocional às gestantes, atividade física orientada e Home Baby com assessoria ao aleitamento materno.

Para mais informações acesse  www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem ou ligue (65) 3612-8848/ 8849.