Notícias Viver Bem

Ver todas as notícias

Voltar

Unimed Cuiabá oferece orientações para introdução alimentar mais saudável e descomplicada

Unimed Cuiabá oferece orientações para introdução alimentar mais saudável e descomplicada

Atividade gratuita faz parte do Programa Mãe Coruja, desenvolvido pelo Viver Bem

Unimed Cuiabá oferece orientações para introdução alimentar mais saudável e descomplicada

Atividade gratuita faz parte do Programa Mãe Coruja, desenvolvido pelo Viver Bem

28 Outubro 2019

A partir do sexto mês de vida, o bebê precisa ter sua alimentação complementada com outros alimentos. É um momento muito importante na vida da criança, de descobertas de novas texturas e sabores, mas também costuma ser um momento de muita insegurança dos pais. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e tornar essa transição mais simples, a Unimed Cuiabá, por meio do programa Mãe Coruja, realizou na última quinta-feira (24) a oficina “Descomplicando a Introdução Alimentar”.

Ministrada pela médica pediatra e neonatologista Dra. Elibene de Almeida Orro Junqueira, a atividade reforçou a importância de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância. “Durante os primeiros meses de vida, o trato gastrointestinal e sistema imunológico do bebê ainda estão em maturação e o leite materno tem tudo o que ele precisa até os seis meses. Depois disso, a alimentação saudável possibilita um desenvolvimento adequado, otimiza o funcionamento dos órgãos, previne doenças e, comprovadamente, tem efeito na programação da saúde na vida adulta”, explicou.

Segundo a especialista, a introdução de alimentos deve ser feita de forma lenta e gradual, mantendo o aleitamento materno complementar até os dois anos de vida ou mais. “A alimentação deve ser espessa desde o início. Deve ser sempre amassada, raspada ou picada, nunca batida no liquidificador, e oferecida com colher, pois tem o objetivo de estimular a mastigação e a coordenação do bebê.  Além disso, os alimentos oferecidos devem ser variados e coloridos, incluindo frutas, legumes e verduras e preparados sem sal ou açúcar ou, caso necessário, com pouquíssimo sal”.

A pediatra deu dicas valiosas sobre higiene no preparo dos alimentos e como planejar o cardápio semanal do bebê para facilitar o dia a dia das famílias. Além disso, apresentou um cronograma alimentar com sugestões de combinações, respeitando os grupos de nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado do bebê. “A papinha salgada ideal deve ter uma proteína, um carboidrato, um grão, duas ou mais folhas e dois ou mais legumes por dia. A cada refeição inclusa na rotina, retira-se o leite dado no horário, para que a criança se acostume com outros alimentos”, complementou.

Programa Mãe Coruja – Desenvolvido pelo Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá – Viver Bem, o programa oferece cuidado multidisciplinar à saúde da gestante, com orientação e apoio às gestações de alto risco e incentivo ao aleitamento materno para as beneficiárias da Unimed Cuiabá. Entre as atividades gratuitas oferecidas estão oficinas orientativas sobre temas diversos, grupos de apoio emocional às gestantes, atividade física orientada e Home Baby com assessoria ao aleitamento materno. Para mais informações acesse  www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem ou ligue (65) 3612-8848/ 8849.