Voltar

Alzheimer é tema de curso promovido pela Unimed Cuiabá

Alzheimer é tema de curso promovido pela Unimed Cuiabá

Alzheimer é tema de curso promovido pela Unimed Cuiabá

13 Setembro 2019

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (12), a 6º edição do Curso para Cuidador de Idosos com Alzheimer da Unimed Cuiabá. O evento, voltado para cuidadores e familiares de idosos com algum tipo de doença degenerativa ou demências, ocorreu no auditório da sede da Cooperativa e reuniu dezenas de pessoas.

“O curso veio ao encontro da minha necessidade. Meu pai foi diagnosticado com Alzheimer; eu o conhecia de um jeito, com uma personalidade, e agora ele apresenta outro comportamento e estou aprendendo a lidar com essa nova realidade. O curso foi muito importante, me ajudou a entender melhor a doença e tudo que a envolve”, declarou a participante Marilene Alves da Silva.

Isaura Moreira de Alencar Ribeiro, ficou sabendo do curso por meio das redes sociais e logo se inscreveu. “Assim que eu vi o post, me inscrevi para participar. Lido frequentemente com meu sogro que há 6 anos foi diagnosticado com a doença. Cuidamos da maneira que entendemos ser a melhor, mas talvez existam outras formas, por isso eu vim aqui. Quero aprender mais sobre a doença e como agir em cada situação”, afirmou.

Maria Auxiliadora de Amorim também ficou sabendo do curso por meio das redes sociais. Ela lida com pessoas que sofrem com Alzheimer há 25 anos. “Atuo na área há muitos anos e já vivenciei muitas situações, por isso entendo que é necessário aperfeiçoar, buscar novas técnicas e informações. Na área da saúde sempre tem novidades e precisamos acompanhar. Nenhum paciente é igual ao outro e precisamos estar preparados para auxiliar a todos, inclusive os familiares”, declarou.

O Curso para Cuidador de Idosos com Alzheimer é promovido pelo Programa Viver Melhor, do Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá - Viver Bem. Para a coordenadora do programa, a médica geriatra Waltyanne Toussan, os elogios refletem a importância da capacitação. “Optamos por fazer o curso pensando em facilitar a vida de pacientes e familiares que lidam diariamente com a demência, e podemos perceber o quanto têm ajudado essas famílias a entenderem melhor o Alzheimer e a olharem com outros olhos. Estamos no caminho certo”, declarou.

A coordenadora referiu ainda que o curso será ampliado para o ano que vem. “Estamos trabalhando para inserir novos conteúdos para os próximos anos. Queremos fazer o curso em módulos, trabalhar com uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistente social”, disse.

Para saber mais sobre o Programa Viver Melhor e outros programas do Viver Bem acesse https://www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/ ou entre em contato: 3612-8849 ou 3612-8848.