Voltar

Número de adultos acima do peso cresce em Cuiabá

Número de adultos acima do peso cresce em Cuiabá

Unimed Cuiabá disponibiliza programa para beneficiários que desejam perder peso e passar por reeducação alimentar

Número de adultos acima do peso cresce em Cuiabá

Unimed Cuiabá disponibiliza programa para beneficiários que desejam perder peso e passar por reeducação alimentar

28 Agosto 2019

Cuiabá é a capital brasileira com maior número de adultos obesos e acima do peso, segundo dados da última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em julho deste ano. A análise aponta que 60,7% dos adultos cuiabanos estão acima do peso e 23% são considerados obesos.

Os números são preocupantes, mas não surpreendem. O ritmo de vida nas grandes cidades há muito tempo demonstra tendência de pouco tempo para refeições adequadas e redução ou abandono da prática regular de atividades físicas.

A obesidade é frequentemente apontada como causadora de outras doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão, o colesterol alto e a diabetes, por exemplo. Sem falar nos problemas de mobilidade reduzida, fadiga, dores no corpo etc. O problema deixa então de ser uma simples preocupação estética e passa a ser caso de saúde pública, sobretudo num país onde 19,8% da população é obesa – aumento de quase 68% se comparados com o levantamento Vigitel do ano anterior.

Na Unimed Cuiabá, os beneficiários identificados como acima do peso ideal podem ser encaminhados pelos seus médicos para o programa Superação, iniciativa criada em 2016 pelo Núcleo de Medicina Preventiva da Cooperativa – Viver Bem, e que oferece acompanhamento médico e de uma equipe multidisciplinar visando ajudar esses pacientes a adotarem um estilo de vida mais saudável.

“O programa não é só baseado em perder peso, mas nos pilares comuns dos programas de medicina preventiva: prática de atividade física, acompanhamento psicológico e alimentação adequada. Dessa forma, esses pacientes conseguem obter uma melhor qualidade de vida, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a chance de comorbidades como hipertensão e diabetes”, explica a médica coordenadora da atividade, a endocrinologista Gabriela Gonçalves.

Os pacientes do Superação se reúnem a cada duas semanas pelo período de 6 meses. Nos encontros, além de pesagem e monitoramento das medidas, são oferecidas aulas expositivas com sugestões e desmistificações sobre o processo de reeducação alimentar. Ao fim do processo, os participantes recebem certificados e continuam a ser acompanhados de maneira remota por cerca de um ano. Nesse período, suas informações médicas são acompanhadas de acordo com as atualizações no sistema integrado da Cooperativa, continuam a receber informes e dicas do Viver Bem e ainda podem receber ligações, se for identificada essa necessidade.

“Trabalhamos com desafios, visando incentivar os participantes a colocar em prática as orientações recebidas nos encontros, como num jogo. Essa gamificação é muito eficiente. Nós observamos que 50% dos participantes continuam a praticar atividades físicas regularmente e a se alimentar de forma adequada. Então, sim, conseguimos ver uma melhora considerável nos pacientes”, ressaltou a nutricionista Hayce Cartulé, responsável pelo planejamento das ações do programa.

Entre os dias 26 e 30 de agosto o programa promove diversas atividades educativas de sensibilização sobre os riscos da obesidade, com o objetivo de disseminar a importância da alimentação saudável. A ação conta com atividades de mobilização com orientações de saúde e distribuição de material informativo, além do cálculo do IMC (índice de massa corporal).

ESPAÇO CUIDAR

Inaugurado em 2 de julho, o novo prédio da Unimed Cuiabá possibilitou que a Cooperativa reunisse num único lugar todos os seus serviços próprios no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço nº 2.057.

O Espaço Cuidar é uma unidade que disponibiliza, entre outros serviços, a Fisioterapia Unimed Cuiabá, Núcleo de Saúde Ocupacional, Rede de Cuidados Continuados e Clínicas (psicologia, fonoaudiologia e nutrição). Uma academia para exercícios físicos dá suporte aos participantes dos programas Superação e Movimente-se. Para mais informações sobre o Espaço Cuidar ou sobre os programas do Viver Bem, ligue para 3612-8800 ou acesse unimedcuiaba.coop.br.

 


Aparecido Carmo - Assessoria Unimed Cuiabá