Voltar

Suicídio e automutilação são temas de palestra promovida pela Unimed Cuiabá

Suicídio e automutilação são temas de palestra promovida pela Unimed Cuiabá

Atividade integra o calendário de ações de medicina preventiva da Cooperativa

Suicídio e automutilação são temas de palestra promovida pela Unimed Cuiabá

Atividade integra o calendário de ações de medicina preventiva da Cooperativa

23 Setembro 2019

O Viver Bem e as Clínicas da Unimed Cuiabá, realizam no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), às 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” ministrada pela psiquiatra Luana Peres Frick. O evento gratuito será realizado no Espaço Cuidar, unidade localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá na Rua Barão de Melgaço nº 2057.

 

A ação faz parte da campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”, que tem por objetivo promover discussões a respeito de temas que envolvam a saúde e a prevenção. Cada mês do ano é representado por uma cor e cada cor representa um tema específico. Em setembro, integrando o movimento nacional, discute-se a saúde mental.

 

Para o psiquiatra Pedro Balata, das Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles.  “Essa campanha é nacional e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destacou o médico.

 

O tema da automutilação foi escolhido por conta do aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

 

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como a depressão, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alertou o especialista.

 

O evento é exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá. Para se inscrever, acesse o formulário disponível AQUI.

 

Serviço

O que: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.

Quando: 26 de setembro (quinta-feira), às 19h.

Onde: edifício Espaço Cuidar, ao lado do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá. Situado na Rua Barão de Melgaço, nº 2057.


Aparecido Carmo - Assessoria de Comunicação