Voltar

Crianças aprendem e se divertem em atividade do Dia do Soldado

Crianças aprendem e se divertem em atividade do Dia do Soldado

Crianças aprendem e se divertem em atividade do Dia do Soldado

27 Agosto 2019

Rapel, pista de cordas e transposição de obstáculos. As crianças do projeto Canção de Roda e da Escola Municipal de Educação Básica Maria Tomich, atendidas pelo Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), participaram destas e outras atividades em comemoração ao Dia do Soldado. Elas foram recebidas na manhã desta segunda-feira (26.08), pela corporação do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), em Cuiabá.

A iniciativa realizada em parceria com o PróUnim proporcionou ainda noções de acampamento e de sobrevivência na selva, orientação com bússola, exploração dos meios de comunicação, além de abordagem de valores éticos e de cidadania. Ketelly Leite da Silva tem 10 anos de idade e gostou das atividades vivenciadas junto com os colegas da Escola Municipal de Educação Básica Maria Tomich, localizada no bairro Ribeirão do Lipa. “É muito legal, acho que mais crianças têm que participar também, é um momento divertido e que a gente aprende”.

Esta vivência em ambientes externos com outras crianças também foi destacada por Bruna de França, mãe de um dos alunos do projeto Canção de Roda, que atende crianças portadoras de deficiência auditiva. “As atividades ao ar livre são muito interessantes porque o acolhem mais junto à sociedade. Por conta da deficiência ele tem dificuldades de fazer novos amigos, mas oportunidades como esta auxiliam no convívio social. Ele se diverte e sempre volta muito empolgado”, ressaltou. Um pouco tímido, Eduardo França Gonçalves, de 11 anos de idade e no Canção de Roda desde os dois, afirmou que as atividades foram muito legais, e ele cumpriu até aquelas que provocaram “um pouco de medo de altura”.

Justamente com a intenção de acolher melhor as crianças e adolescentes que visitam o Batalhão Laguna, foi inaugurado também na manhã desta segunda-feira o Recanto Pantaneiro Laguna. Fruto de uma parceria entre o Exército Brasileiro e o PróUnim, o espaço possui estátuas em tamanho natural de bichos do Pantanal, como onça-pintada e tuiuiú, e também espécies da flora local. “É muito importante estabelecer a integração do Exército com a comunidade, desenvolvendo atitudes que contribuem para a formação dos cidadãos e este espaço será um atrativo a mais”, frisou a diretora administrativa-financeira da Unimed Cuiabá, Dra. Suzana Palma.

O comandante do 44º Batalhão, tenente-coronel Saulo Ramos, destacou que a inauguração do espaço é uma das atividades em comemoração não só ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, como também aos 177 anos do Batalhão. “A semana inteira terá atividades em alusão a estas datas, que marcam a história dos relevantes serviços prestados à sociedade. A parceria com a Unimed Cuiabá, por meio do PróUnim, foi fundamental para consolidamos o nosso Recanto Pantaneiro, que além de divertir, trabalha a educação ambiental, com placas explicativas sobre a fauna e a flora regionais”.

Da Escola Municipal Maria Tomich, participaram cerca de 40 crianças. De acordo com a diretora da unidade, Maria Estevina Mendes de Souza, as atividades estimulam o aprendizado de forma divertida. “Esta integração é muito importante e estamos mais uma vez junto com o PróUnim no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos”. Também em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a escola realiza um projeto em comemoração aos 300 de Cuiabá. As crianças participaram de oficina de argila para modelagem de obras baseadas na história da Capital mato-grossense e apresentaram um musical no Cine Teatro Cuiabá, no dia 08 de agosto, unindo apresentação de danças regionais e das lendas que marcam a história da cidade.

 

 


Fonte: Pau e Prosa