Voltar

Fonte de vida, Rio Cuiabá recebe ação de preservação

Fonte de vida, Rio Cuiabá recebe ação de preservação

Fonte de vida, Rio Cuiabá recebe ação de preservação

7 Junho 2013

Dando sequência as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unimed Cuiabá se tornou oficialmente o 8º membro do Instituto Ação Verde, no Estado. Há quatro anos parceira da instituição no desenvolvimento do projeto Rio Verde – que neutraliza a emissão de gás carbônico emitido por empresas locais na atmosfera, por meio do plantio de árvores nas matas ciliares do Rio Cuiabá – a Cooperativa assumiu, um novo status e novamente a responsabilidade de manter seu compromisso com o desenvolvimento de ações socioambientais.

De acordo com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, que encabeça o projeto Rio Verde, o envolvimento da comunidade ribeirinha do Engenho Velho, em Santo Antônio de Leverger (a 28 Km de Cuiabá), e de empresas como a Unimed Cuiabá é fundamental para que haja resultados satisfatórios quanto aplicação dos conceitos de preservação em defesa da qualidade de vida.

O prefeito do município, Valdir Ribeiro, médico cooperado da Unimed Cuiabá, aproveitou a solenidade e destacou a importância da Cooperativa em desenvolver ações socioambientais as quais contam com o total envolvimento de seus membros. “Este é mais um passo para planejar o futuro sustentável. Tenho certeza que vamos colher os frutos de um trabalho como este daqui alguns anos”.

Durante o plantio simbólico de árvores nas margens do rio, o diretor executivo da Unimed Cuiabá e presidente do Instituto PróUnim, Paulo Brustolin, lembrou que para 2013, cerca de 5 mil árvores serão plantadas para neutralizar aproximadamente 580 toneladas de carbono. Quanto ao título de mantenedora pontuou: “é uma empresa preocupada com a sustentabilidade, sobretudo é uma empresa cidadã que está aqui para dar o exemplo á outras empresas que sejam inseridas nestas práticas”.

Já presidente do Instituto Ação Verde, Carlos Avalone, conclamou a Unimed Cuiabá pela nova parceria. “Estamos muitos felizes com essa adesão da Unimed, que agora passa ser uma das mantenedoras do Instituto Ação Verde. É mais um passo dado, rumo ao nosso projeto maior que é recuperar as margens dos principais rios de Mato Grosso”, frisou

Fonte de vida e de recursos naturais, a importância do Rio Cuiabá para a sociedade é secular. Parte desta história se funde com a origem de tradicionais famílias da Capital do Estado de Mato Grosso, como é o caso do diretor de mercado da Unimed Cuiabá, Antonio Carlos Carvalho Reiners, que cresceu sabendo da importância da preservação do rio, que colocou a cidade na rota do desenvolvimento.

“Graças a esse rio somos uma cidade em crescimento. É dever sagrado proteger e cuidar deste rio que trouxe o progresso para a cidade” disse, com entusiasmo ao rememorar as lições aprendidas ainda quando criança.


Fonte: Íntegra Comunicação Estratégica