Voltar

Profissionais da Unimed Cuiabá que atuam na linha de frente recebem vacina contra Covid-19

Profissionais da Unimed Cuiabá que atuam na linha de frente recebem vacina contra Covid-19

Profissionais da Unimed Cuiabá que atuam na linha de frente recebem vacina contra Covid-19

22 Janeiro 2021

A equipe da linha de frente do combate ao coronavírus que atua no Pronto Atendimento e na UTI Unimed Cuiabá recebem a partir de hoje, 22 de janeiro, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 Ao todo serão imunizados 184 profissionais, entre médicos, enfermeiros, atendentes e equipe assistencial.

Os profissionais da saúde fazem parte do 1º grupo a receber a imunização gratuitamente por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). A listagem contendo os dados da equipe foi encaminhada pela Cooperativa à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Para serem imunizados, os profissionais devem comparecer às unidades indicadas pelo município portando o documento de identidade e cartão do SUS.

“É satisfatório saber que nossa equipe de linha de frente está sendo imunizada e assim poderá atender com mais segurança. Os cuidados e a prevenção devem continuar, com uso de máscaras, assepsia das mãos com água e sabão, ou álcool 70% e todos as medidas necessárias. A imunização é mais um passo para vencer este vírus”, ressaltou o diretor-presidente da Unimed Cuiabá, o médico patologista Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr.

A Cooperativa prepara uma segunda lista contendo equipe de apoio do PA e equipes de outros setores com atendimento à Covid-19.


GRUPOS PRIORITÁRIOS – PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

Nesta primeira etapa de vacinação estão no grupo prioritário, além dos profissionais da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas).

A segunda etapa contempla pessoas de 60 a 74 anos. Finalizando os grupos prioritários, a terceira etapa vai imunizar pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

De acordo com Plano Nacional de Imunização (PNI), não deverão receber a vacina menores de 18 anos, gestantes e pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente das vacinas contra a Covid-19. As contraindicações também estão previstas no plano do Ministério da Saúde.


Assessoria de Comunicação