Voltar

Sedentarismo mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

Sedentarismo mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

Sedentarismo mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

24 Abril 2018

 

Somente no Brasil, doenças relacionadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo mostra que, no mundo, são aproximadamente 3,2 milhões de mortes anuais em decorrência dessas doenças.

Para combater o problema, operadoras de saúde buscam alternativas para motivar a prática de atividades. "Apostamos no modelo assistencial da Atenção Integral à Saúde (AIS). Trata-se de um modelo baseado no conceito da Atenção Primária, que visa mudar a cultura da saúde no Brasil por meio da prestação de um cuidado integral e coordenado ao paciente, de forma personalizada, preventiva e constante", diz Orlando Fittipaldi Jr., diretor de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil. Ele ressalta que "com isso, o beneficiário passa a ser acompanhado por um médico especialista em Atenção Primária ou médico da família".

Os principais atributos que caracterizam uma vida sedentária são a falta ou diminuição drástica de atividades físicas ou esportivas. Além disso, a doença está diretamente ligada ao comportamento e ritmo de vida moderna. "Para lidar com isso, a Unimed do Brasil lançou o movimento institucional 'Mude1Hábito', uma campanha de conscientização que embasa todas as ações do Sistema Unimed relacionadas à qualidade de vida e bem-estar", declara Fittipaldi. "O objetivo é demonstrar como é possível e fácil conquistar uma vida mais saudável por meio de pequenas mudanças no cotidiano, como iniciar a prática de atividade física, alimentar-se e dormir melhor, entre outras metas. Além de permear toda a comunicação da Unimed", empolga-se.

Os riscos de sedentarismo são maiores quando o indivíduo está acima do peso, o que pode acarretar em perda de massa muscular, dores articulares, doenças crônicas, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, cansaço, postura incorreta, baixa resistência orgânica, além de altos níveis de estresse.

Leia a matéria na íntegra AQUI

 

Se você é beneficiário da Unimed Cuiabá conheça e participe do programa Movimente-se, desenvolvido pelo núcleo Viver Bem – setor de cuidados e prevenção da Cooperativa. [Clique Aqui]

O Movimente-se é um programa de atenção e cuidado da saúde que tem por objetivo estimular a prática de atividades físicas de forma adequada, por meio de aulas com profissionais especializados e acompanhamento médico.


  • imagem com os telefones de atendimento ao cliente
  • imagem com os telefones de atendimento ao cliente
  • imagem com os telefones de atendimento ao cliente
  • publicidade para o Disk farmácia online
  • publicidade com o horário de atendimento ao cliente
  • ilustração de duas pessoas em um aperto d mão
  • ilustração de duas mulheres conversando sobre trabalho