Perguntas Frequentes

É possível parcelar o pagamento da fatura?
       
Só é possível parcelar a fatura por meio de pagamento com cartão de crédito. A negociação pode ser feita via Central de Negociação, pelo telefone 3612-3200 ou na sede da Unimed Cuiabá.
Quais as formas de pagamento da fatura disponíveis?
       
O cliente pode optar pelas seguintes formas de pagamento:
Boleto Bancário: Até o vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, principais agências dos correios, Farmácias Unimed e por meio de depósito identificado, no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo 0800 647 3008).
Após 30 dias do vencimento, o boleto pode ser pago somente no banco cedente, nas Farmácias Unimed, principais agências dos correios, sede da Unimed Cuiabá ou por meio de depósito identificado no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o SAC).
Após 60 dias, é possível pagar o boleto nas Farmácias Unimed, na sede da Unimed Cuiabá, ou por meio de depósito identificado no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o SAC).
Pagamento com cartão de crédito: O titular do cartão de crédito pode efetuar o pagamento nesta modalidade, na sede da Unimed Cuiabá, ou na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.coop.br.
Débito em conta: Para solicitação de débito em conta corrente, clientes do Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e HSBC precisam preencher o formulário disponível na área restrita do cliente, ou na sede da Unimed Cuiabá. Já os clientes que possuem conta no Banco do Brasil e Banco Santander devem entrar em contato com sua agência bancária para solicitar esta forma de pagamento.
Como posso aderir a um plano da Unimed Cuiabá?
       
A contratação dos planos Unimed podem ser feitas com o setor interno de vendas ou pelas corretoras:
 
PLANTÃO DE VENDAS UNIMED - (65) 3612-3101;

Corretoras credenciadas junto à Unimed Cuiabá:
  • ATITUDE CORRETORA: (65) 3052-3008; 
  • AMAISCOR CORRETORA: (65) 3054-0594;
  • SAUDEMED CORRETORA: (65) 3052-3761;
  • FÁCIL CORRETORA: (65) 3646-5708;
  • BVM CORRETORA: (65) 3054-0150;
  • GLOBO CORRETORA: (65) 3027-4991;
  • VIDA E SEGUROS CORRETORA: (65) 3661-5585;
  • UNISEG CORRETORA: (65) 3029-3201;
  • PRADO CORRETORA: (65) 3054-2074;
  • REAL PRIME CORRETORA: (65) 3054-3510;
  • UNIPLANOS CORRETORA: (65) 3644-1440;
  • ALECOR CORRETORA: (65) 3664-2000;
  • UNITIME CORRETORA: (65) 8404-6137;
  • BELGA CORRETORA: (65) 3624-5599.
 Qual prazo para ter meu exame/procedimento analisado?
       
A maioria dos exames/procedimentos são aprovados no momento em que o médico faz a solicitação, no entanto, alguns deles são passiveis de análise, com os seguintes prazos:
  • Exames - até 24 horas para análise;
  • Procedimentos (como cirurgias simples, por exemplo) - até 72 horas para análise;
  • Solicitações que necessitam de materiais - até 21 dias úteis para análise;
  • Solicitações de cliente em Intercâmbio - até 21 dias úteis para análise;
Quais são as formas de pagamento disponíveis pela internet?
       
Na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.coop.br o cliente pode retirar a 2º via da fatura com o valor e o vencimento atualizados; gerar código identificador para realizar depósito; pagar com cartão de crédito; ou optar pelo débito automático.
Como solicito reembolso?
       
Para solicitação do reembolso, é necessário procurar a sede da Unimed Cuiabá, no setor Atendimento Presencial, preencher o formulário e aguardar o prazo de 30 dias da data da solicitação para ressarcimento. Limite para solicitação é de 12 meses da data do evento.

O cliente precisa apresentar os seguintes documentos

Para consultas:
Recibo do médico ou NF da instituição que efetuou o atendimento; Nome do paciente; Data da consulta; Valor (numérico e por extenso); Descrição do tipo de atendimento/especialidade; No recibo, deverão constar os dados do médico (nome, CPF/MF, CRM, especialidade, assinatura sobre carimbo e endereço); Na NF, deverão constar os dados da instituição (nome, CNPJ/MF e endereço) com carimbo do profissional responsável pelo atendimento e carimbo de recebido com data e/ou autenticação mecânica;

Para Exames
NF da instituição que efetuou o atendimento; Pedido do médico solicitante; Conteúdo da NF: Nome do paciente; Data do atendimento; Valor (numérico e por extenso); Nome de cada exame realizado com o respectivo valor unitário; Região corpórea (em caso de exame de imagem); Dados da instituição (nome, CNPJ/MF e endereço); Cobrança de taxas diversas, materiais e medicamentos devem vir discriminados (nome e valores).

Para Terapias
 
Recibo ou NF do prestador que realizou o atendimento; Relatório do médico solicitante atualizado a cada três meses informando o diagnóstico, tempo de existência da doença e tratamento proposto; Informar as datas das sessões realizadas;
Conteúdo do recibo ou nota fiscal: Nome do paciente; Data do atendimento; Valor (numérico e por extenso); Descrição do tipo do atendimento. No recibo, deverão constar os dados do prestador (nome, CPF/MF, número de inscrição no Conselho Regional (CRM/CREDITO/CRP/CRF), especialidade, assinatura sobre carimbo e endereço); Na NF, deverão constar os dados da instituição (nome, CNPJ/MF e endereço).

Para despesas hospitalares
Relatório emitido pelo médico assistente informando diagnóstico, tempo de existência da doença, tratamento realizado, período de internação e quantidade de visitas hospitalares. Cópia do(s) laudo(s) se for(em) realizado(s) exame(s) anatomo(s) patológico(s) ou polissonografia(s); Recibos ou NF dos profissionais (cirurgião, auxiliar, anestesista, assistência ao RN e visitas hospitalares); NF da entidade hospitalar; Conteúdo do recibo ou NF: Nome do paciente; Data do evento; Valor (numérico e por extenso); Recibos de honorários médicos deverão ser individualizados e constar os dados do profissional (nome, CPF/MF, CRM, função exercida no evento e assinatura sobre carimbo); Para Honorários apresentados em NF, deverão constar os dados da instituição (nome, CNPJ/MF e endereço) e descrição da equipe médica (nome, CRM, posição e valor cobrado para cada profissional). Na NF hospitalar deverá constar data do período da internação, descritivo com valores e quantidades individuais das despesas, taxas, serviços complementares, materiais e medicamentos e vir acompanhada do recibo de quitação ou carimbo de recebido com data e/ou autenticação mecânica.

Para próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico
 
NF do prestador; Cópia da NF do fornecedor; Relatório médico justificando a implantação do aparelho; Conteúdo do recibo ou NF: Nome do paciente; Data do atendimento; Valor (numérico e por extenso); Descrição do tipo do aparelho; Dados da instituição (nome, CNPJ/MF e endereço).

Para remoção
 NF do prestador; Relatório médico informando o diagnóstico do paciente e necessidade da remoção. Conteúdo do recibo ou NF: Nome do paciente; Data do atendimento; Valor (numérico e por extenso); Dados do prestador (nome, CNPJ/MF e endereço); Descrição do total de KM rodados, valor unitário da quilometragem, local de partida e destino, tipo de ambulância (UTI ou simples); Se houver cobrança de taxas/honorários, discriminar.

OBS: Todos os documentos devem ser originais. Para o acompanhamento, a orientação é que o cliente guarde uma cópia dos documentos apresentados.
Caso eu esteja sem o cartão, não poderei ser atendido?
       
A Unimed Cuiabá realiza as autorizações por meio da biometria. No caso de não recebimento ou esquecimento do cartão, é possível realizar o atendimento, uma vez que a liberação será feita mediante identificação da digital do cliente. No entanto, esta opção é válida apenas para cliente Unimed Cuiabá, dentro da área de abrangência. Quando o cliente Unimed Cuiabá estiver em outro Estado ou município fora da área de abrangência, é importante apresentar o cartão, juntamente com o documento de identificação, assim como o cliente em intercâmbio, quando precisar de atendimento em Cuiabá.
Não recebi meu cartão Unimed, como devo proceder?
       
O cartão é encaminhado para o endereço de correspondência, dentro do prazo de 30 dias, a contar da data do despacho. Por isso, é importante manter o endereço de atualizado. O processo de entrega do cartão pode ser acompanhado na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.com.br, ícone Cartões. Caso o prazo de 30 dias seja ultrapassado, a Unimed Cuiabá pode solicitar o envio de um novo cartão, desde que a solicitação seja feita pelo cliente via 0800 647 3008. Nos casos de contratos empresariais, os cartões são enviados ao endereço da empresa.
O que é necessário para mudar de plano?
       
Para migrar a um plano de contrato particular, o cliente pode procurar a sede da Unimed Cuiabá ou agendar uma visita com um dos corretores, por meio do setor de Vendas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (65) 3612 3101. Para migrar para um contrato empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente à empresa contratante que já possui contrato com a Unimed. É necessário comprovar o vínculo com a empresa, por meio da carteira de trabalho, RE, etc. É importante lembrar que, para ter o aproveitamento da carência em outro plano, a inclusão no novo plano deve ser feita em até 30 dias após a data de exclusão do plano anterior.
Como posso saber o detalhamento da minha fatura?
       
Esta opção pode ser acessada na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.com.br, no ícone Extrato de Utilização. Esta informação também pode ser solicitada via SAC (0800 647 3008), que enviará ao cliente via e-mail.
Como localizo um médico ou estabelecimento credenciado à Unimed Cuiabá?
       
A Unimed Cuiabá disponibiliza, no site www.unimedcuiaba.com.br, o Guia Médico, que facilita a busca por telefones e endereços de médicos cooperados, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados. A pesquisa pode ser feita pelo nome, endereço ou especialidade. As informações do Guia Médico também são oferecidas pelo SAC, via 0800 647 3008 ou 0800 647 3110 (para surdos).
Como devo proceder para exclusão de dependente ou exclusão do meu plano?
       
No caso de plano empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente para a empresa, que obedecerá a data de movimentação. Já para os contratos particulares, a solicitação deve ser feita na sede da Unimed Cuiabá.
Como faço para incluir dependentes no meu plano?
       
Caso o contrato seja empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente à empresa detentora do contrato, desde que a empresa ainda esteja ativa para novas inclusões. Além disso, é preciso obedecer a data de movimentação, com exceção dos recém-nascidos.
No caso de contrato particular, a solicitação deve ser feita na sede da Unimed Cuiabá, desde que seja um contrato que ainda seja comercializado. Não é necessário obedecer a data de movimentação.
Quais os reajustes do plano e quando ocorre?
       
O reajuste dos planos pode ocorrer em duas circunstâncias, conforme cláusula prevista em contrato: anualmente, no mês de aniversário do contrato, ou pela mudança de faixa etária, que ocorrerá no mês em que o cliente faz aniversário.
Nos contratos empresariais, o cálculo não é feito de forma individual, mas sim coletiva. Este reajuste é informado para a empresa, que contratualmente é a responsável pelo plano. Portanto, cabe a ela repassar as informações aos clientes vinculados ao contrato. O reajuste também é informado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O percentual do reajuste aplicado nos contratos particulares é determinado pelo Governo Federal, por meio da ANS. Portanto, cabe à operadora, neste caso à Unimed Cuiabá, apenas fazer o repasse, conforme solicitado.
O que é carência? Quais critérios para utilizar o plano?
       
A carência é o período que transcorre entre o início do contrato e a possibilidade de usufruir de determinado serviço contemplado no plano.
 

Os critérios para utilização do plano de saúde são

  • Consultas – 30 dias;
  • Exames de rotina – 30 dias;
  • Exames especializados – 90 dias;
  • Exames especializados complexos – 180 dias;
  • Terapias (sessões Fono/Nutri/Psico/TO) e fisioterapias – 180 dias;
  • Ambulatoriais – 180 dias;
  • Pacotes/Taxas/Mat./Med. – 180 dias;
  • Procedimentos - 180 dias;
  • Diárias Hospitalares – 180 dias;
  • Obstetrícia – 300 dias;
  • Pré-existência – 720 dias.
Como faço para atualizar meus dados cadastrais junto a Unimed Cuiabá?
       
A atualização cadastral pode ser feita na área restrit do cliente, no site www.unimedcuiaba.com.br, ou por um atendente do SAC (0800 647 3008), sempre que for necessário.
Com quantos dias de atraso na fatura ocorre o bloqueio do meu cartão?
       
No caso de contrato particular, o bloqueio ocorre com 60 dias da fatura em aberto. Já no contrato empresarial, o cartão Unimed é bloqueado com 15 dias de atraso na fatura. Em ambos os casos, o atendimento só será liberado após regularização do débito.
Por quanto tempo vale uma autorização?
       
As autorizações terão a mesma validade do pedido médico, 60 dias a contar da data de solicitação. Após este prazo, o médico terá de refazer o pedido e aguardar a reanálise da auditoria médica interna. Para clientes em Intercâmbio, a senha da Unimed de origem é válida por 30 dias, portanto será necessário solicitar à Unimed de origem a revalidação da senha, ainda que o pedido esteja dentro dos 60 dias.
Como posso acompanhar o andamento das solicitações?
       
Ao fazer a solicitação de exames que necessitam de análise prévia, o médico cooperado tem a opção de cadastrar o número do celular do cliente para que ele receba o parecer da solicitação por mensagem SMS. Também é possível fazer este acompanhamento por meio do SAC (0800 647 3008).
Para que serve a biometria (digital) e como faço para cadastrá-la?
       
O cadastro da digital é importante para que a liberação do atendimento ocorra de forma segura. Na primeira utilização do cartão, o estabelecimento credenciado à Unimed Cuiabá fará o cadastro da digital, que ficará salvo no sistema, para posteriores autorizações em outros estabelecimentos. A digital também poderá ser cadastrada ou atualizada na sede da Unimed Cuiabá.
Preciso desbloquear o cartão Unimed para o primeiro atendimento?
       
Não é necessário o desbloqueio do cartão Unimed para utilização.
Meus dependentes no plano de saúde podem cadastrar uma senha própria?
       
Os dependentes maiores de 18 anos de idades podem obter sua senha de cliente, desde que o titular desbloqueie esta opção.
Como faço para cadastrar minha senha de 4 dígitos?
       
Para cadastrar uma nova senha, o cliente deve ligar para o 0800 647 3008, selecionar a opção 6, em seguida 4, digitando código do cartão (16 dígitos), nº do CPF (cadastrado) e data de nascimento (dia, mês e ano). Após verificar se as informações digitadas são compatíveis ao banco de dados, o sistema irá solicitar que digite uma senha de quatro dígitos e, em seguida, faça a confirmação.