Parto Adequado

Parto Adequado

29 Dezembro 2017

PROJETO PARTO ADEQUADO

Mamãe, conheça as vantagens do parto natural e a estrutura que a Unimed Cuiabá oferece.

 

 

O que é?

O Projeto Parto Adequado (PPA) é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que foi incorporada pela Unimed Cuiabá e pelos hospitais locais Femina e Santa Rosa com vistas à melhoria da atenção ao parto e nascimento.

 

 

Qual o objetivo?

O objetivo deste projeto é mudar o modelo de atenção ao parto, promover o parto normal e favorecer a redução de cesarianas desnecessárias e de possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado.

 

 

Cesária X Parto Natural

1. A cesariana desnecessária, sem indicação materna e/ou fetal bem definida., é um problema de saúde pública, responsável pelo aumento da morbimortalidade materna e neonatal no país nas últimas décadas.

 

2. A prematuridade é uma das principais consequências deletérias das cesarianas eletivas ou “a pedido”, o que pode gerar mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade.

 

3. As operações cesarianas devem ser realizadas apenas em casos específicos e delicados, quando a saúde da mulher ou do bebê correm algum risco, casos estes, cada vez mais raros visto o acompanhamento realizado adequadamente com pré-natalistas.

 

4. A programação da data do parto cesárea, normalmente corresponde a um agendamento conforme a disponibilidade do médico e hospital. Isso pode ocasionar uma antecipação do parto, em relação à que ocorreria naturalmente. 

 

 

Parto Normal

1. 80% das mulheres demonstram no início do pré-natal que desejam realizar o parto normal.

 

2. O parto normal não altera a função sexual. Durante o pré-natal, é feito o preparo do assoalho pélvico durante a gestação facilita o parto e previne distopias e lacerações, entre outros.

 

3. Atualmente, há métodos não-farmacológicos e farmacológicos de alívio da dor e raramente é necessária a realização de episiotomia (pique);

 

4. A equipe médica que atua na assistência ao parto – obstetra, enfermeiros e doulas atuam em sintonia com as informações prestadas pelo pré-natalista que acompanha a gestante durante todo o período da gestão.

 

5. O parto normal pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, porque há equipes plantonistas 24 horas, nos dois hospitais conveniados à Unimed Cuiabá, que estão registrados na ANS – Agência Nacional de Saúde. Os hospitais são: Santa Rosa e Femina. 

 

6. Embora a data do parto natural não seja prevista, a gestante pode conhecer o hospital e a equipe obstétrica com antecedência e tirar todas as dúvidas que decorrem deste momento.

 

Entre outros benefícios, o parto natural oferece:

 

  • menor risco de prematuridade e suas consequências, uma vez que o bebê nasce quando ele está realmente maduro ao deflagrar o início espontâneo do trabalho de parto;
  • melhor imunidade adquirida ao recém-nascido por ter contato com a flora bacteriana materna durante o trabalho de parto;
  • maior chance de iniciar o aleitamento materno imediatamente após o nascimento;
  • eliminação de riscos provenientes da cirurgia (principalmente hemorragia e infecção);
  • melhor recuperação física da mãe; possível alimentação e deambulação imediata após o parto.

 

 

Parto natural: trabalho em equipe

       O parto normal é um trabalho realizado por toda uma equipe, que conta com enfermeira e/ou obstetriz, auxiliares de enfermagem, médico obstetra, anestesista e pediatra, para recepcionar o recém-nascido. Durante todo o trabalho de parto, a parturiente tem o direito a um acompanhante de sua escolha.

O médico pré-natalista, com o qual a gestante realizou o acompanhamento durante a gravidez, pode ser ou não o médico assistente do parto.

Para a gestante que tem interesse de que o pré-natalista seja o obstetra de seu parto, ela deve acordar com o mesmo, logo no início do pré-natal, se o profissional tem essa disponibilidade. Caso não seja possível, o médico indicará os hospitais que possuem equipes treinadas para a realização de parto natural.

O acompanhamento pré-natal adequado, com realização dos exames de rotina, orientações quanto ao uso de suplementos vitamínicos, controle de peso, alimentação, vacinação, atividade física, fisioterapia e até mesmo acompanhamento psicoterápico, quando indicado, e de outras especialidades, quando necessário (por exemplo, acompanhamento com endocrinologistas, cardiologistas, neurologistas, entre outras especialidades, nas gestações de alto risco) asseguram que o parto seja realizado por equipe de plantão dos hospitais habilitados com total segurança.

O pré-natalista deve preencher o Cartão de Gestante adequadamente com todas as informações referentes ao pré-natal para que no momento do parto a equipe de plantão tenha acesso a elas e façam uma assistência segura e de qualidade.

Assegurar toda essa assistência global, desde o exame de gravidez positivo, pré-natal completo, parto adequado até os primeiros cuidados com do seu bebê é o nosso plano!

 

FAQ

1-) Quais são os hospitais que fazem parte do Programa Parto Adequado?

  Hospitais Femina e Santa Rosa. As gestantes da rede Unimed Fácil serão assistidas pelo Hospital Santa Helena.

 

2-) Em quais casos devo fazer optar pela cesária?

O médico pré-natalista dará as orientações sobre as indicações de cesariana, geralmente relacionadas ao risco para a vida da gestante ou do bebê. Alguns exemplos são gestantes com duas ou mais cesarianas prévias, pré-eclâmpsia grave, diabetes gestacional descompensado, descolamento prematuro da placenta, gestação gemelar, entre outros.

 

3-) Quais os principais malefícios de uma cesariana desnecessária?

Para o bebê, a prematuridade e suas consequências, como por exemplo, internações na UTI neonatal, sequelas de saúde, doenças crônicas, danos incapacitantes ou até mesmo o óbito são os principais malefícios.

 

Para a parturiente, os riscos decorrentes da cirurgia, como lacerações de vísceras, maior perda sanguínea, possíveis infecções, além de maior tempo para recuperação e retorno às suas atividades cotidianas são as maiores desvantagens dessa via de parto.  

 

4-) Qual a relação entre o Projeto Parto Adequado, o Curso de Gestantes e o Mãe Coruja (Viver Bem)?

O projeto Parto Adequado é uma iniciativa de abrangência nacional, adotada pela Unimed Cuiabá e por três hospitais da cidade, com o intuito de promover o parto normal.

Curso de Gestantes são palestras oferecidas gratuitamente pela Unimed Cuiabá para as futuras mamães e seus companheiros (as), as quais abrangem diversos conteúdos relacionados à gestação.

 

Mãe Coruja é um programa que auxilia a mulher logo depois da descoberta da gravidez. Imediatamente ao resultado positivo do exame, a futura mamãe pode participar. O objetivo é dar as informações mais importantes para o início da gestação, visando o pleno acompanhamento da mãe e do bebê.

 

5-) Irei realizar o parto natural com o meu pré-natalista?

Não necessariamente. Você pode combinar com seu médico, se ele aceitar e tiver disponibilidade, para que ele te atenda no seu parto natural. Porém, o mais comum é que a equipe plantonista, incluindo um obstetra, dos hospitais credenciados realize o parto.

 

     6-) Qual é a importância do meu pré-natalista para o parto natural?

O bom pré-natal é fundamental para um parto seguro. Se você optar pelo parto natural, o pré-natalista deve preencher o Cartão de Gestante adequadamente com todas as informações referentes ao pré-natal para que no momento do parto a equipe de plantão tenha acesso a elas e façam uma assistência segura e de qualidade.

 

7-) Quais os benefícios do parto natural?

Menor risco de prematuridade e suas consequências, uma vez que o bebê nasce quando ele está realmente maduro ao deflagrar o início espontâneo do trabalho de parto; melhor imunidade adquirida ao recém-nascido por ter contato com a flora bacteriana materna durante o trabalho de parto; maior chance de iniciar o aleitamento materno imediatamente após o nascimento; eliminação de riscos provenientes da cirurgia (principalmente hemorragia e infecção); melhor recuperação física da mãe; possível alimentação e deambulação imediata após o parto; entre outros.

 

CURSO DE GESTANTES  

 

        O Curso de Gestantes é um benefício que a Unimed Cuiabá oferece aos seus clientes. Ele foi planejado para atender a gestante e seu companheiro.

São quatro turmas por ano, com dois encontros semanais, às terças e quintas- feiras, das 18h30 às 21h, no auditório da Unimed Cuiabá. Estes encontros foram planejados para atender e sanar todas as dúvidas pertinentes à gestação, parto e pós-parto.

As inscrições para a próxima turma estarão abertas a partir de março.

Confira a programação de 2018:

Endereço: Rua Barão de Melgaço, nº 2629, Centro. O estacionamento para os participantes é liberado na Sede da Unimed Cuiabá.

Dúvidas, ligue para (65) 3612 3329.

 

 

 

 

 


Comunicação Unimed Cuiabá