MANUAL DO REEMBOLSO

MANUAL DO REEMBOLSO

MANUAL DO REEMBOLSO

O que é reembolso?

Reembolso, em todos os tipos de produtos de que tratam o inciso I e o § 1º do art. 1º da Lei9656/98, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, em casos de urgência ou emergência, quando não for possível a utilização dos serviços próprios, contratados, credenciados ou referenciados pelas Operadoras, de acordo com a relação de preços de serviços médicos e hospitalares praticados pelo respectivo produto.

Ou ainda, na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador, que ofereça o serviço ou procedimento demandado, no município pertencente à área geográfica de abrangência e à área de atuação do contrato do cliente. Neste caso, quando a Operadora não conseguir oferecer o atendimento, o cliente deverá ser reembolsado integralmente.

Qual o prazo para solicitar?

O limite para solicitação é de 12 meses da data do evento.

Qual o prazo para pagamento?

Até 30 dias corridos (após o registro do protocolo e recebimento de toda a documentação necessária).

Quais as formas de pagamento?

O pagamento pode ser realizado através de depósito em conta corrente, sempre do titular do plano, ou, através de cheque retirado na sede da Unimed Cuiabá, de segunda a sexta, das 15h às 16h (somente pelo titular).

Como solicito o reembolso?

Para solicitar o reembolso, é necessário procurar a sede da Unimed Cuiabá, no setor Atendimento Presencial. Horário de atendimento de segunda a sexta das 07:30 as 17:00.

Quais os documentos necessários?

Para solicitação de reembolso é necessário o envio do “Formulário de Reembolso” e documentos abaixo, conforme o tipo de serviço, todos originais e legíveis.

  • Consulta
  • Nota Fiscal ou Recibo com CNPJ/CPF, data do atendimento, carimbo e assinatura do médico.
  • Exames
  • Pedido médico do serviço realizado
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF/CNPJ, carimbo e assinatura do médico e descrição dos procedimentos realizados. 
  • Despesas Hospitalares (Internação)
  • Pedido médico do serviço realizado
  • Relatório médico clinico ou cirúrgico
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ
  • Discriminação das notas/recibo (as contas devem ser descriminadas item a item, material, medicamentos e taxas)
  • Honorário médico
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ
  • Relatório do médico
  • Anestesista
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ
  • Pedido médico do atendimento
  • Terapias (Fonoaudiologia, Psicólogo, Fisioterapia e outros)
  • Pedido médico
  • Folha de frequência assinada diariamente
  • Relatório fisioterapeuta/ fonoaudiólogo/ psicólogo/ terapia
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF/CNPJ, carimbo e assinatura do médico e descrição dos procedimentos realizados
  • Remoção:
  • Pedido médico
  • Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ
  • Relatório médico informando a quilometragem, o hospital que estava e qual foi removido

Quem pode dar entrada no pedido de reembolso?

A solicitação pode ser efetuada por qualquer pessoa sem necessidade de procuração, desde que a documentação esteja completa.

Caso o titular venha a óbito, como devo solicitar o reembolso?

A Certidão de óbito deve ser anexada a documentação exigida.

Em quais casos meu pedido de reembolso não será aceito?

  • Procedimentos realizados de forma particular quando o contrato não possuir este tipo de cobertura;
  • Procedimentos fora do Rol;
  • Diferença de valor para troca de acomodação superior;
  • Cobrança de instrumentador ou auxiliar quando credenciado ou quando fizer parte de equipe médica particular;
  • Documentação inválida. Exemplo: RPS (recibo provisório de serviço), cópia de recibo ou de nota fiscal, recibo rasurado ou sem a informação do serviço prestado;
  • Recibos de despesas que não estejam ligadas a Tabela de Referência da Assistência Médica, Hospitalar ou Odontológica (copa, telefone, táxi).

Quais são as normativas que regulamentam sobre o reembolso?

Lei 9656/98 - Resolução Normativa 268

Posso pedir reembolso de consulta ou procedimento realizado com médico cooperado? Ele pode cobrar particular por esse serviço?

Não, neste caso não há cobertura para reembolso. A cobrança de consulta ou procedimentos pelo médico cooperado, desde que coberto pelo plano, é irregular. Caso ocorra essa situação, acione a Central de Atendimento 24 horas da Unimed Cuiabá (0800 647 3008) para tratar o ocorrido.

O médico cooperado pode atender clientes da Unimed e também particular?

Sim, o médico cooperado pode ter sua agenda organizada para o atendimento de clientes que não sejam da Unimed Cuiabá. Entretanto, em nenhuma hipótese pode cobrar a consulta do cliente Unimed.

Se não conseguir consulta com o meu médico, como devo proceder?

A Unimed Cuiabá está à disposição para auxilia-lo no agendamento com especialista, atendendo aos prazos estabelecido pela ANS na RN 268. A Unimed Cuiabá garante a agenda na especialidade necessária – e não com o profissional desejado -  depois de o cliente ter feito tentativas, sem sucesso. Muitas vezes a dificuldade é apenas com um profissional e não com todos.

Para o auxílio, basta acionar o 0800 647 3008 e informar a especialidade.

Para mais informações e/ou esclarecimentos, acione a Central de Atendimento 24 Horas: 0800 647 3008


Comunicação Unimed Cuiabá