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Gorduras do bem

Gorduras do bem

Sabia em quais alimentos encontrar as gorduras que fazem bem a sua saúde

Gorduras do bem

13 Novembro 2017

Talvez você não saiba, mas a gordura é fundamental para o funcionamento do organismo. Ela está presente em todas as células e também em alguns hormônios. Ajuda a fornecer energia para o corpo, protege os órgãos e têm papel importante na absorção de vitaminas.

As gorduras monoinsaturada e poli-insaturadas são as gorduras “do bem” pois evitam o surgimento de doenças cardiovasculares. Elas colaboram, por exemplo, para a redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL) e para o aumento o bom colesterol (HDL). Saiba em quais alimentos estão as gorduras que colaboraram (insaturadas) e as que prejudicam (saturadas) a saúde: 

 

Gorduras insaturadas

Abacate

Castanhas, amêndoas, nozes, soja

Peixes como atum, sardinha, salmão, anchova e bacalhau 

Azeite de Oliva extra virgem

Azeitonas

Óleo de Canola

Castanhas, nozes e amêndoas 

Abacate

Sementes como linhaça, girassol (sem casca) e gergelim

 

Gorduras Saturadas

Carne vermelha

Bacon

Leite e seus derivados

Óleo de dendê

Queijos gordurosos

Salsichas e linguiça

Frios (presunto e salame)

Frituras (à milanesa, empanados, salgados fritos)

Óleo de cozinha

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Hospital Albert Einstein

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


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