Alimentos Integrais – Grãos nutritivos
Alimentos Integrais – Grãos nutritivos
23 Junho 2015
Muitas pessoas apresentam dúvidas em relação aos alimentos integrais e como compará-los com os alimentos normais. Algumas perguntas são mais frequentes como: São menos calóricos? Vai auxiliar no funcionamento intestinal? Faz emagrecer? É mais nutritivo? Nesta matéria daremos uma atenção especial ao grupo dos cereais, mas primeiro vamos entender o que são alimentos integrais.
Define-se como alimento integral aquele que apesar de algumas vezes industrializado, manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes, como quando é colhido na natureza. A esse grupo pertencem cereais (como arroz e trigo e os produtos preparados com combinações destes alimentos como macarrão, pão e as misturas de cereais), grãos, açúcar mascavo e leite.
Os grãos integrais não passam pelo refinamento, assim mantêm as vitaminas, os minerais e as fibras que estão presentes principalmente na casca ou película protetora do grão. A indústria utiliza o processo de refinamento para aumentar a vida útil do alimento, facilitar a estocagem e permitir uma melhor aceitabilidade para consumo, mas vale ressaltar que temos muitos benefícios nutricionais a perder. Veja abaixo o valor nutricional de alguns alimentos integrais:
· Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
· Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.
· Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
· Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
· Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
· Trigo em grão: É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Os grãos integrais são considerados as principais fontes de fibras que, em geral, faltam no cardápio do brasileiro e apresentam funções importantes para o organismo como: promoção do bom funcionamento intestinal, sensação de saciedade, redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue.
Quando se fala em alimentos integrais, muitos os associam a um regime. Apesar de não serem recomendados apenas nessas situações, os grãos realmente trazem ótimos resultados quando o assunto é perda de peso. Apesar de os alimentos integrais apresentarem mais calorias do que os refinados, a quantidade de fibras contidas nesses alimentos proporciona maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos.
Com o apelo de uma vida saudável e até mais moderna, os alimentos integrais têm ganho espaço nas prateleiras de supermercado e nos armários dos consumidores, que hoje já percebem a importância das fibras no seu dia-a-dia. No momento da compra, ao optar por um tipo ou por outro, devemos não só levar em conta o aspecto e preço, mas o valor agregado a esses produtos.
Aprenda a fazer um delicioso Bolo de Banana, com ingredientes integrais e sem farinha de trigo!!
Bolo de Banana sem Farinha de Trigo
Ingredientes
3 ovos / ½ xíc. (chá) de azeite extra virgem
4 bananas nanicas (não muito maduras) / 1xíc. (chá) de açúcar mascavo
1xíc. (chá) de farelo de aveia
2 ½ xíc. (chá) de aveia em flocos finos
½ xíc. (chá) de castanhas do Pará / ½ xíc. (chá) de uva passa / 1 colher (sopa), fermento em pó
Modo de fazer
1. Coloque uma vasilha os seis últimos ingredientes misture bem e reserve.
2. Bata no liquidificador os quatros primeiros ingredientes por aproximadamente 4 minutos, em seguida despeje sobre os ingredientes secos mexa delicadamente, sempre no sentido horário, até formar uma massa fofa, despeje sobre uma forma de buraco, untada e polvilhada com fibras de trigo, asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos.
Viviane Oliveira – Nutricionista da Unimed Barbacena