Voltar

Anabolizantes e os riscos para saúde

Anabolizantes e os riscos para saúde

A busca de um corpo perfeito

Anabolizantes e os riscos para saúde

A busca de um corpo perfeito

18 Fevereiro 2019

O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade ou simplesmente por questões estéticas. Muitas pessoas em busca de um corpo perfeito e escultural optam por fazer uso indiscriminado de anabolizantes, sem saber que o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo. O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.

Os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são produtos derivados principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.

O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:  aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado (hepatite, cirrose, esteatose hepática, entre outros) tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite).

No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite.

Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozoides e calvície.

Em adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.

Esses hormônios só podem ser usados se prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes com AIDS a recuperar o peso. Anabolizantes obtidos sem uma prescrição não são confiáveis, pois podem conter outras substâncias, os frascos podem não ser estéreis e, além disso, é possível que nem esteroides contenham.

Evite colocar sua saúde em risco. Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação.

A melhor forma de se ter um corpo definido e saudável é através da prática de exercícios físicos e boa alimentação. Mantenha o foco, cuide da sua saúde.

 

 

 


Thony Lamounier Rodrigues Fisioterapeuta

Fonte: https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-uso-de-anabolizantes/