Voltar

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Unimed encerra “Encontro Marcado” A edição de 2007 teve como protagonista o escritor Amílcar Neves

Responsabilidade Social

Unimed encerra “Encontro Marcado” A edição de 2007 teve como protagonista o escritor Amílcar Neves

9 Novembro 2007

A Unimed Caçador, em parceria com a GERED – Gerência de Educação da 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, concluiu mais uma edição do projeto “Encontro Marcado” em Caçador. O escritor Amílcar Neves esteve nos dias 7 e 8 de novembro realizando o Encontro Marcado com os professores e estudantes que participaram do projeto, além de um momento especial com os colaboradores da cooperativa.

Amílcar iniciou os trabalhos com os professores das 10 escolas da rede estadual que desenvolveram o projeto, nos municípios de Caçador, Calmon, Matos Costa, Macieira e Rio das Antas, falando sobre a importância da literatura e do projeto em si. “Esta iniciativa da Unimed é louvável, em abraçar um projeto na área da educação, especialmente a literatura, valorizando o escritor catarinense. Nosso Estado é muito carente da leitura e não existe qualquer incentivo”, declara o escritor. Ele relata que existe uma lei estadual onde, anualmente, o Estado deve adquirir obras de autores catarinenses e enviar a todas as bibliotecas públicas municipais. “Mas isto, infelizmente, existe apenas no papel, pois se esta lei funcionasse efetivamente, nós teríamos uma garantia da publicação de livros”, destaca.

Amílcar Neves é formado em Engenharia Mecânica , mas desde jovem descobriu o dom da escrita. Com sete obras publicadas, ele conta que existem mais cinco engavetadas, prontas para serem editadas. Um lutador incansável pelo devido reconhecimento à literatura, Amílcar é enfático quando afirma: “Podemos escrever dezenas de livros, por mais que não sejam lidos naquele momento, estão lá, na gaveta, e um dia alguém os lerá. O maior problema é daquele livro que sequer foi escrito, ou seja, que nunca existiu. Isto sim me preocupa”.

Além dos livros publicados, Amílcar assina uma coluna semanalmente, no Diário Catarinense, sempre às quartas-feiras, com uma crônica diversa. “Não tenho uma linha para escrever as crônicas. Faz três anos que iniciei no DC, e nunca fui incitado nem proibido de escrever sobre este ou aquele assunto. Meus temas são livres e casuais”, explica.

O Encontro Marcado reuniu mais de 600 alunos nos dois momentos que aconteceram no auditório da Escola Dom Orlando Dotti, na noite de quarta-feira e manhã de quinta-feira. Além de questionamentos, os alunos fizeram apresentações culturais abordando as crônicas e os contos da obra “Relatos de Lutas e de Sonhos”, ferramenta utilizada pelos alunos durante o projeto. “O Encontro com os alunos superou minhas expectativas, tanto pelos trabalhos que apresentaram quanto na participação como um todo. Fiquei surpreso com os alunos de 7ª e 8ª séries, que demonstraram um senso crítico indiscutível, mostrando que estão preparados para continuar lendo muitas obras ainda”, comemora o escritor.

O Projeto Encontro Marcado faz parte do Comitê Educativo da Unimed Caçador e está em sua terceira edição. A aplicação do Projeto é de responsabilidade da GERED, que seleciona professores e alunos, e a Unimed tem o encargo de adquirir as obras, além de organizar e oportunizar a vinda do escritor ao município para ter efetivamente o Encontro Marcado com seus leitores.

 


Karla Llosa