Responsabilidade Social
Unimed encerra “Encontro Marcado” A edição de 2007 teve como protagonista o escritor Amílcar Neves
Responsabilidade Social
Unimed encerra “Encontro Marcado” A edição de 2007 teve como protagonista o escritor Amílcar Neves
9 Novembro 2007
A Unimed Caçador, em parceria com a GERED – Gerência de Educação da 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, concluiu mais uma edição do projeto “Encontro Marcado”
Amílcar iniciou os trabalhos com os professores das 10 escolas da rede estadual que desenvolveram o projeto, nos municípios de Caçador, Calmon, Matos Costa, Macieira e Rio das Antas, falando sobre a importância da literatura e do projeto em si. “Esta iniciativa da Unimed é louvável, em abraçar um projeto na área da educação, especialmente a literatura, valorizando o escritor catarinense. Nosso Estado é muito carente da leitura e não existe qualquer incentivo”, declara o escritor. Ele relata que existe uma lei estadual onde, anualmente, o Estado deve adquirir obras de autores catarinenses e enviar a todas as bibliotecas públicas municipais. “Mas isto, infelizmente, existe apenas no papel, pois se esta lei funcionasse efetivamente, nós teríamos uma garantia da publicação de livros”, destaca.
Amílcar Neves é formado
Além dos livros publicados, Amílcar assina uma coluna semanalmente, no Diário Catarinense, sempre às quartas-feiras, com uma crônica diversa. “Não tenho uma linha para escrever as crônicas. Faz três anos que iniciei no DC, e nunca fui incitado nem proibido de escrever sobre este ou aquele assunto. Meus temas são livres e casuais”, explica.
O Encontro Marcado reuniu mais de 600 alunos nos dois momentos que aconteceram no auditório da Escola Dom Orlando Dotti, na noite de quarta-feira e manhã de quinta-feira. Além de questionamentos, os alunos fizeram apresentações culturais abordando as crônicas e os contos da obra “Relatos de Lutas e de Sonhos”, ferramenta utilizada pelos alunos durante o projeto. “O Encontro com os alunos superou minhas expectativas, tanto pelos trabalhos que apresentaram quanto na participação como um todo. Fiquei surpreso com os alunos de 7ª e 8ª séries, que demonstraram um senso crítico indiscutível, mostrando que estão preparados para continuar lendo muitas obras ainda”, comemora o escritor.
O Projeto Encontro Marcado faz parte do Comitê Educativo da Unimed Caçador e está em sua terceira edição. A aplicação do Projeto é de responsabilidade da GERED, que seleciona professores e alunos, e a Unimed tem o encargo de adquirir as obras, além de organizar e oportunizar a vinda do escritor ao município para ter efetivamente o Encontro Marcado com seus leitores.