Voltar

Importância de uma Alimentação Saudável na Prevenção de doenças

Importância de uma Alimentação Saudável na Prevenção de doenças

Importância de uma Alimentação Saudável na Prevenção de doenças

 

Profissional: Michele Cavedon, Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos. Pós graduada em Nutrição Clínica e Estética. Especializada em Obesidade e Emagrecimento. Atua há 20 anos na área da Nutrição na cidade de Nova Prata.  Fundadora dos Grupos de Perda de peso Amigos da Balança e proprietária da Clínica & SPA L Essence.

Credenciada à Unimed há 6 anos.

 

Atualmente, vivemos um período em que cuidar da saúde tornou-se prioridade número um, seja com cuidados na higiene ou minimização do contato pessoal. Na linha de frente da proteção do nosso organismo estão as defesas naturais do nosso corpo. São elas que impedem a infecção por patógenos que podem oferecer riscos à nossa saúde. Por isso, é preciso entender a importância de uma alimentação saudável.

Há várias maneiras de deixarmos nossas defesas fortalecidas, como por exemplo, manter uma rotina de sono regular, menos estresse, redução no uso de bebidas alcoólicas e cigarro, manter-se hidratado e talvez uma das mais importantes: manter bons hábitos nutricionais.

 

Alimentar-se bem cotidianamente é uma forma de cuidar da própria saúde. Pensar no corpo como uma máquina que precisa de combustível de qualidade facilita o entendimento de que não basta matar a fome para estar bem alimentado. A base nutricional de um indivíduo deve ser composta por alimentos naturais ou minimamente processados, que sofreram poucas alterações na composição. A orientação é: desembalar menos e descascar mais. Frutas, legumes, verduras, tubérculos (mandioca, batata doce, inhame etc.), ovos, castanhas, frutas secas estão entre os itens que podem ser incluídos para uma refeição saudável e equilibrada. O alimento tem potencial de gerar saúde no organismo. Na hora que você vai escolher, pode estar determinando ali a sua saúde. Quando você opta por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, eles são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas.

Por outro lado, optar pela ingestão frequente e em grande quantidade dos alimentos ultraprocessados pode gerar doenças. Então a alimentação é uma forma de se proteger das doenças crônicas. Se a família já tem uma tendência a determinada doença, com a escolha adequada dos alimentos, você pode estar se protegendo ou atrasando esse tipo de problema.

 

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Para isto, necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Assim, para uma pessoa suprir suas necessidades nutricionais é necessário haver a combinação de vários alimentos pois alguns nutrientes estão mais concentrados mais em um determinado grupo de alimentos do que em outro. É importante lembrar que ao longo da vida, as necessidades nutricionais se modificam e sofrem alterações, de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo.

A importância de alimentação equilibrada é tanta que os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. Portanto, a ingestão de vitaminas em cápsulas não substitui uma boa alimentação.

 

Muitos componentes da nossa alimentação são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia. Por isso, alimentos ricos em gorduras e açúcares simples devem ser ingeridos com moderação.

A forma de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. O ato de fritar ou preparar alimentos na brasa e em temperaturas muito elevadas pode favorecer o surgimento de compostos que aumentam o risco de câncer de estômago, por exemplo. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas como vapor, fervura, ensopados, cozidos ou assados são escolhas mais saudáveis.

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de uma alimentação saudável, vou dar algumas dicas fáceis para ajudar na sua transição de hábitos.

 

  • Beba bastante água, todos os dias. O recomendado é de que seja, pelo menos, 30 ml por kg de peso.
  • Diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças, como por exemplo a hipertensão. Para dar tempero ao seu prato, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros;
  • Diminua o consumo excessivo de doces;
  • Pratique atividade física pelo menos 3 x por semana
  • Inclua lanchinho da manhã e da tarde. Além de aumentar o metabolismo, essa atitude faz com que você consuma menos durante as refeições principais;
  • Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.

 

 

Um dos grandes sucessos de uma vida saudável é manter-se em um peso ideal o que se consegue através da individualização do plano alimentar, respeitando-se necessidades nutricionais, hábitos alimentares, estado fisiológico, atividade física, medicação e situação socioeconômica.

Lembre-se: Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor, se forem adotados ao longo da vida! Você é o que você come!