O NOVEMBRO AZUL
O NOVEMBRO AZUL
10 Novembro 2021
O Dr. Thiago Cusin é natural da cidade de Bento Gonçalves, graduou-se pela Universidade de Caxias do Sul, com especialidade em Urologia e Andrologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Cirurgia Geral pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. Possui Pós-graduação em Infertilidade Humana pelo Instituto Sapientiae em São Paulo.
Atualmente Dr Thiago conta com duas clínicas, situadas em Bento Gonçalves e Guaporé. A Clínica Dr.Thiago Cusin possui uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes, altamente qualificados e renomados em suas áreas de atuação. Toda a equipe está em constante processo de atualização, participando de extensões curriculares, convenções, palestras e cursos. Buscamos proporcionar um atendimento humanizado, através de um processo único, unindo protocolos desenvolvidos exclusivamente para a necessidade do paciente.
O Novembro Azul, campanha anual da SBU de conscientização para a saúde do Homem, este ano enfatiza a importância do homem retomar seu cuidado com a saúde e voltar a ir ao médico. Um dos assuntos mais importantes que o Novembro Azul aborda é o câncer de próstata, Este é o tumor mais frequente no homem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem serem diagnosticados, por conta da pandemia do Covid nos últimos dois anos, que afastou as pessoas dos consultórios médicos.
O câncer de próstata em fases iniciais não apresenta sintomas, assim o diagnóstico precoce é fundamental para uma maior chance de cura. A suspeita da doença é feita com a realização de exame de sangue e OBRIGATORIAMENTE o exame de Toque retal.
A recomendação da SBU é que os homens, a partir de 40-45 anos, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. No entanto, hoje o Novembro Azul não se refere apenas aos homens com maior idade, mas também aos jovens. Várias são as doenças que os adultos jovens podem ser acometidos, como as DSTs, obesidade e problemas que podem trazer problemas em uma fase mais tardia, como a infertilidade. Portanto, a cada dia solicitamos que adolescentes e adultos jovens venham ao Urologista ou Andrologista para consultas periódicas. O objetivo destas revisões é preservar a saúde.
O Dr Thiago enfatiza que após o período da infância, onde aquela criança frequentava o pediatra, o homem permanece num limbo até os 40, 50 anos. Assim como a menina frequenta o ginecologista, o menino deve procurar um urologista, sendo incentivados principalmente pelos pais.
Uma das doenças mais frequentes nos jovens é a Varicocele. A varicocele é a dilatação das veias dos testículos. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo, sendo a principal causa de infertilidade nos homens.
Estima-se que no mundo inteiro, ela ocorra em cerca de 20% dos homens.
Em casais com problemas para engravidar, esta proporção pode aumentar para 35%. Muitas vezes, o diagnóstico precoce é importante, pois seu aparecimento se dá entre os 14 e 15 anos de idade. Outros sintomas que a varicocele também pode causar são dores e diminuição do tamanho testicular.
Dr Thiago alerta: ''Cuidado com a varicocele! Quanto mais tempo ela persistir sem tratamento, maior o dano que causa ao testículo!''. Por esse motivo, quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento adequado, maiores são as chances de preservação da fertilidade.
Para finalizar algumas dicas preciosas para o cuidado com a saúde masculina:
- Faça seus exames periódicos, homens acima dos 40 a 45 anos devem comparecer ao Urologista anualmente. E adolescentes também devem consultar periodicamente para preservar saúde e fertilidade.
- Tenha uma vida saudável, procure manter exercícios durante toda a vida, é melhor manter uma periodicidade de 2 dias por semana para a academia ou na prática de seu esporte favorito a vida inteira, do que realizar os mesmos exercícios todos os dias por apenas 6 meses. Preste atenção nisso.
- Alimentação balanceada, não é fácil, mas procure consumir mais vegetais, evite as proteínas animais diárias e consuma muita água. A ideia de que proteína animal, ou seja, aquele belo pedaço de carne ser o melhor alimento é mentira. Nosso corpo precisa de muito mais energia para digerir carne, do que proteína vegetal, como feijão, arroz, lentilha…, isso gera um estresse muito grande para nosso corpo, chamado estresse oxidativo, podendo levar a longo prazo a vários problemas.
- Durma 8hs por dia, já se comprovou que um sono reparador mantém níveis de testosterona mais estáveis e altos. O hormônio da testosterona é o principal hormônio do homem, regulando tanto parte sexual, libido e ereção, como disposição para as atividades diárias.
Grande abraço.