OUTUBRO ROSA
OUTUBRO ROSA
Meu nome é Maria do Rosário, sou médica na cidade Veranópolis, município da Serra Gaúcha. Atuo como Ginecologista e Obstetra há mais de vinte anos e por esse tempo atendo os pacientes conveniados da UNIMED.
Falar do Outubro Rosa, mês dedicado ao compartilhamento de informações para conscientização e prevenção do câncer de mama é sempre uma satisfação, pois somente através de atitudes preventivas poderemos mudar as incidência de morte por câncer de mama. Incidência esta que continua aumentando segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O câncer de mama pode matar, mas existe prevenção e tratamento.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns de crescimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. A maioria quando tratados adequadamente e em tempo, apresentam bons resultados de cura. O diagnóstico é feito através do autoexame, da mamografia e da ecografia complementar.
Questões hormonais como a primeira menstruação precoce e menopausa tardia são fatores que podem provocar esse câncer. No entanto, os principais fatores de risco são ter pessoas na família com histórico da doença (mãe ou irmã) e não ter hábitos de vida saudáveis.
Ter uma alimentação adequada evitando alimentos industrializados com conservantes, controlar o peso evitando a obesidade, evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, praticar atividade física regularmente, ter uma boa noite de sono e manter a saúde mental em equilíbrio são atitudes fundamentais para prevenir o câncer de mama.