ONDA ROXA

A Unimed vem através deste comunicado, informar aos seus cooperados...

ONDA ROXA

A Unimed vem através deste comunicado, informar aos seus cooperados...

Prezados Cooperados!

 

Como é de conhecimento de todos, atingimos um dos piores momentos da pandemia no Brasil, tanto é assim que a  Prefeitura de Divinópolis, através do Decreto nº 14.263/21, classificou o município na Onda Roxa do Plano Minas Consciente, a partir da zero hora do dia 14 de março de 2021, com a  adoção do fechamento do comércio não essencial e toque de recolher, o que comprova, ainda mais, o momento de colapso do sistema de Saúde no estado.

A Unimed Divinópolis tem se posicionado ativamente no enfrentamento à doença, acompanhando os dados epidemiológicos e o agravamento da situação na nossa área de ação, em todo o estado de Minas Gerais e no país.

Assim, corroborando com as ações que já vem sendo adotadas, está mantida a suspensão de realização dos procedimentos eletivos que, tendo em vista a complexidade, demandam por vagas em leitos de CTI e UTI, incluindo, nesse momento, as cirurgias já agendadas para clientes de até 15 anos e a partir de 70 anos de idade, anteriormente tratadas como exceção.

Destacamos que as cirurgias eletivas para tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas, os procedimentos para pesquisa de casos suspeitos de câncer, bem como de baixa complexidade (casos em que os pacientes precisam permanecer sob cuidados por até, no máximo, 12 horas), deverão ser autorizadas/admitidas pelo prestador, de acordo com a disponibilidade de leitos, após criteriosa avaliação de cada médico cooperado sobre a real necessidade de realização dos procedimentos neste momento.

A Unimed Divinópolis reforça seu compromisso com toda a sociedade e informa que continuará realizando o monitoramento dos dados epidemiológicos disponíveis, o número de casos da COVID-19, bem como de disponibilidade de leitos para internação clínica (relacionadas ou não à COVID-19) e, caso exista mudança significativa, será avaliada a possibilidade de retomada das cirurgias eletivas, em toda a sua rede assistencial.

Essa Cooperativa alerta sobre a importância de cada indivíduo no combate à COVID-19, e orienta toda a população sobre a necessidade de se manter o isolamento social, sobre o uso de máscaras e demais medidas de prevenção, mesmo para quem já teve contato com o vírus ou já tenha se vacinado.

 

Em casos de dúvidas também estamos à disposição nos setores de Relacionamento com o Cooperado, pelo e-mail relacionamentocoop@unimed144.coop.br.

Divinópolis, de 15 março de 2021.