Faturamento Eletrônico

Regra de lotes por guias de acordo com o beneficiário:

  • Lote Local           (078 40**********)
  • Lote Local           (078 *************)
  • Lote Intercâmbio (0**  *************)

Criar Lote:

Passo a Passo

Pré-condições: usuário logado no SAW.

 

Passo 1 - Acessar o menu PESQUISAR > FATURAMENTO ELETRÔNICO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 2 - Na tela inicial do módulo de Faturamento Eletrônico o usuário deve acessar a ação NOVO LOTE, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 3 - Na tela de cadastro de um novo lote de faturamento o usuário deve informar os campos obrigatório e acessar CADASTRAR, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

O detalhamento dos campos numerados na imagem acima estão melhor detalhados a seguir:

 

1) Número do Lote: campo de preenchimento opcional, caso não seja informado nenhum número o sistema utilizará o menor número sequencial disponível;

 

2) Prestador Faturamento: campo de leitura com o nome do prestador o qual se deseja incluir os lotes;

 

3) Tipo de guia: campo obrigatório onde deve ser selecionado o tipo de guia do lote em questão;

 

4) Versão XML: campo obrigatório onde deve ser selecionado a versão TISS do respectivo local de atendimento, só deve ser alterada a versão nos casos em que existe necessidade de cobrança em versões anteriores a versão atual;

 

5) Número da fatura: campo de preenchimento opcional onde pode ser informado o número da faturamento referente a cobrança financeira deste lote;

 

6) Número da Nota Fiscal: campo de preenchimento opcional onde pode ser informado o número da nota fiscal referente a fatura emitida para esta cobrança  lote;

 

 

 

Passo 4 - O usuário deve preencher os campos do formulário de cadastro de lote e acessar a opção CADASTRAR, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 5 - Após o cadastro do Lote o sistema redireciona o usuário para tela de pesquisa e listagem de lotes, o usuário deve atestar se o lote cadastrada consta na lista de lotes em ABERTO, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 6 - A partir desse ponto inicia a operação de MANIPULAR LOTE

Incluir Guias em Lote:

Passo a Passo

Pré-condições: usuário logado no SAW.

 

Passo 1 - Acessar o menu PESQUISAR > FATURAMENTO ELETRÔNICO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 2 - Na tela inicial do módulo de Faturamento Eletrônico, o usuário deve acessar a ação MANIPULAR LOTE, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 3 - Na janela de Manipulação do lote, o usuário deve acessar a ação GUIAS PARA INCLUSÃO no topo da tela, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 4 - Na tela de pesquisa de guias aptas para inclusão no lote de faturamento, o usuário deve selecionar a opção SELECIONAR TODAS AS GUIAS ou selecionar a guia de interesse e depois acessar a opção INCLUIR GUIAS SELECIONADAS, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 5 - O usuário deve atestar se a mensagem de sucesso "Todas as guias foram incluídas no lote com sucesso!" foi apresentada no topo da tela, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

Fechar Lote:

Passo a Passo

Pré-condições: usuário logado no SAW.

 

Passo 1 - Acessar o menu PESQUISAR > FATURAMENTO ELETRÔNICO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 2 - Na tela inicial do módulo de Faturamento Eletrônico, o usuário deve acessar a ação MANIPULAR LOTE, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 3 - Na janela de Manipulação do lote, o usuário deve acessar a ação GUIAS PARA INCLUSÃO no topo da tela, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

Status do Lote de Faturamento (Ciclo de Vida)

Em aberto

status definido quando o Lote de Faturamento não é fechado pelo Prestador.

Fechado

status definido quando o lote de faturamento está disponível para análise na Operadora. Enquanto o Lote de Faturamento estiver com esse status o mesmo não pode ser alterado pelo Prestador e está ENTREGUE a Operadora.

Em análise

status definido quando o Lote de Faturamento estiver em análise na Operadora, esse é o status inicial do Lote de Faturamento, após a Operadora iniciar o atendimento.

Revisão

status definido quando na análise do Lote de Faturamento pela Operadora, for encontrada alguma pendência. Neste caso o Prestador deve corrigir a pendência e reenviar o Lote no SAW, alterando novamente seu status para Fechada.

Processado

status definido após a análise do Lote da Operadora. É a situação final do Lote de Faturamento na Operadora, e a partir deste momento o Lote de Faturamento está disponível para download pelo Prestador, do arquivo XML de Demonstrativo de Pagamento e opcionalmente, o Demonstrativo de glosa.

Aguardando auditoria técnica

status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica de Contas Médicas, porém a auditoria não foi iniciada.

Em auditoria

status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica e que já iniciou o processo de auditoria.

Pendente de aprovação

status atribuído aos lotes que foram submetidos e concluída a auditoria técnica, mas ainda pendente de aprovação do Prestador.

Aguardando faturamento

status atribuído aos lotes de faturamento importados ou criados no SAW, com parâmetro de Fatura habilitado.