Voltar

Saúde e sustentabilidade: Unimed no projeto Sabores de Canela

Saúde e sustentabilidade: Unimed no projeto Sabores de Canela

Saúde e sustentabilidade: Unimed no projeto Sabores de Canela

8 Setembro 2020

O ano de 2020 deu força ao movimento de compra de alimentos em comércios locais, privilegiando pequenos estabelecimentos. A cidade de Canela, no entanto, foi além: a edição deste ano do roteiro gastronômico Sabores de Canela tem um olhar ainda mais aprofundado, anterior à compra do alimento, com foco em seu processo de produção. Todo o evento – que tem o patrocínio e a parceria da Unimed Encosta da Serra e Instituto Unimed – se centra em refeições feitas com insumos colhidos localmente, na própria região, muitos dos quais vindos da agricultura familiar ou orgânica. Trata-se de um roteiro que une saúde e sustentabilidade – dois valores essenciais do trabalho da Unimed Encosta da Serra.

Em função dos cuidados e das restrições sobre eventos presenciais, o Sabores de Canela trouxe um formato inovador para sua edição 2020: uma série de restaurantes da cidade irá disponibilizar até o final deste ano um prato especial alusivo ao evento, feito com ingredientes de produção local. Os pedidos serão atendidos por meio de entrega a domicílio ou presencialmente, a depender das regras em curso sobre abertura e capacidade dos estabelecimentos e sempre com o maior cuidado sobre as melhores práticas de preparo e transporte para a preservação da saúde das pessoas.

A ideia de um olhar sobre o cultivo de alimentos na própria cidade traz benefícios para a cultura local, a atenção plena ao ato de comer e à vida saudável. Todo este processo interno proporciona a redução da pegada de carbono (em função do trajeto reduzido para o transporte dos alimentos), diversificação da atividade econômica do município, desenvolvimento regional e incentivo ao conhecimento sobre o trabalho rural de Canela.

A cidade tem cerca de 400 produtores, de vários portes, o que inclui a agricultura familiar e também pessoas e empresas que cultivam exclusivamente alimentos orgânicos.  Segundo a Verde Verso – loja de alimentos orgânicos e naturais de Canela, que conduz a consultoria do roteiro gastronômico – a agricultura familiar é uma atividade econo^mica que, ale´m de fornecer recursos de subsiste^ncia a va´rias fami´lias no pai´s, e´ a responsa´vel por 70% dos alimentos consumidos (dados da FAO). O trabalho familiar geracional, explica a Verde Verso, da´ o exemplo de como e´ possi´vel conectar produtividade, cuidado com os recursos naturais e renda. Conhecer um pouco dessa bela jornada de saúde e sustentabilidade será possível pelo Sabores de Canela, apoiado pela Unimed Encosta da Serra e Instituto Unimed.

 

Créditos

A 11ª edição do Sabores de Canela é uma realização da ACIC, com patrocínio do Sicredi, Instituto Unimed / Unimed Encosta da Serra e produção executiva de Touché Cultural. O evento tem apoio da Prefeitura de Canela, Universidade de Caxias do Sul, Abrasel Hortênsias, Verde Verso e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canela.