Voltar

Site da Unimed ES amplia ferramentas de acessibilidade

Site da Unimed ES amplia ferramentas de acessibilidade

Site da Unimed ES amplia ferramentas de acessibilidade

6 Maio 2020

O espaço que concentra muitos dos serviços administrativos e de comunicação da Unimed Encosta da Serra ficou ainda mais aberto, amigável e acessível. O website da cooperativa está amplamente adaptado para usuários com dificuldade ou impossibilidade de leitura, pessoas que tenham desafios cognitivos, internautas com redução da capacidade de diferenciar certas cores, entre outras questões.

As novas funcionalidades foram implantadas recentemente e abrem ainda mais o campo de comunicação e facilitação de demandas entre a Unimed Encosta da Serra e seus clientes e toda a comunidade. Procure em www.unimed-es.com.br o ícone de acessibilidade no canto esquerdo da tela, ou acione o comando CTRL+U. Veja a seguir algumas das possibilidades de adaptação às demandas específicas do usuário que estão disponíveis:

 

Contraste: tem 4 níveis de configuração. Facilita a leitura de textos, reduzindo significativamente a fadiga ocular de usuários com daltonismo e dificuldades visuais.

Ler a Página: leitor de tela integrado. Suporta mais de trinta idiomas diferentes, sotaques nativos e localidades. O usuário precisa ter uma ferramenta específica instalada; então, basta passar o cursor sobre o conteúdo e ele será lido.

Pare de animações: interrompe o conteúdo que move ou atualiza automaticamente, considerado uma barreira de acessibilidade. Interrompe animações, que distraem e podem desencadear convulsões.

Dessaturar: tira a saturação de todas as cores na página. Uma importante função de acessibilidade que ajuda os usuários com deuteranopia, tritanopia e outras formas de daltonismo a distinguir melhor o conteúdo do site.

Texto maior: permite aumentar as letras de forma que fique mais nítida a visualização das fontes. 

Espaçamento de texto: modifica o espaçamento de texto e linha para melhorar a legibilidade para usuários com dislexia e ou dificuldades visuais.

Guia de Leitura: converte o cursor em um guia de leitura horizontal de alto contraste. Foca e orienta os olhos para reduzir o cansaço visual de usuários com dificuldades visuais, ou com dislexia, desafios cognitivos e usuários com presbiopia.

Leitura em libras: recurso existente há mais tempo no site, permitindo que um assistente virtual faça a leitura em libras de todos os conteúdos publicados.