Voltar

Unimed Encosta da Serra é certificada com a ISO 9001:2015

Unimed Encosta da Serra é certificada com a ISO 9001:2015

Unimed Encosta da Serra é certificada com a ISO 9001:2015

22 Junho 2017

Um reconhecimento internacional entra para a história da Unimed Encosta da Serra no seu 24º aniversário: a cooperativa acaba de ser certificada com a ISO 9001:2015 - norma que define critérios para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com foco na satisfação de clientes e na gestão dos riscos do negócio. Trata-se da primeira singular Unimed a receber esta certificação no Rio Grande do Sul e a 8ª em todo o Brasil.

 

Ter esta certificação significa que a empresa possui um sistema de gestão da qualidade, o que traz inúmeros benefícios para todos os públicos envolvidos no negócio da instituição. No caso da Unimed Encosta da Serra, a implementação das melhorias propostas pela ISO 9001:2015 promoveu uma verdadeira revolução no modo de trabalhar dentro da cooperativa e nas suas entregas. Alguns dos resultados desta transformação operacional estão no dia a dia da Unimed e de seus clientes: mais agilidade nas solicitações dos beneficiários, disponibilização de funcionalidades no site (como segunda via de boleto e consulta de coparticipação), troca do número de telefone tradicional pelo 0800, menos erros operacionais e outros tantos aperfeiçoamentos. Internamente, uma série de ferramentas, indicadores e controles de processos passou a fazer parte da rotina dos colaboradores, gerando mais eficiência, rastreabilidade de dados e sustentabilidade da empresa.

 

Para Dr. Dirceu Marílio Martins Filho, presidente da Unimed Encosta da Serra, essa conquista demonstra o comprometimento da cooperativa com todos os seus públicos – clientes, médicos cooperados, colaboradores e toda a comunidade – e o compromisso da empresa com a melhoria contínua, já que há um cronograma estabelecido de auditorias, avaliações e recertificação da ISO para os próximos anos. “Tivemos um grande engajamento de toda a equipe até chegarmos a este reconhecimento. O foco da Unimed Encosta da Serra em fazer melhor e com mais eficiência convergiu para a ISO 9001:2015 e podemos agora, próximo ao nosso aniversário de 24 anos, celebrar também esse resultado”, destaca Dr. Dirceu.

 

Como explica Dr. Hendley Reschke, presidente da cooperativa até março de 2017, a decisão de implantar a ISO 9001:2015 dialogou com a adesão ao Programa de Acreditação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “A Acreditação é um programa de excelência específico para operadoras de saúde no país e a certificação ISSO, com seu alto padrão de exigência, converge para os objetivos deste programa”, afirma.

 

A auditoria que recomendou a Unimed Encosta da Serra à certificação foi feita por uma equipe auditora, liderada por Marta Rodrigues Martins, da DNV GL - Business Assurance (empresa certificadora internacional autorizada pelo Inmetro no Brasil a auditar a norma; veja mais no box). Para Marta, a Unimed Encosta da Serra teve alguns diferenciais para chegar à ISO, entre eles o envolvimento da alta direção, gestores e colaboradores no sistema de gestão, além da disseminação da cultura da qualidade. Um trabalho coletivo, com um objetivo muito claro: atender e mesmo superar as expectativas dos clientes da cooperativa. Esta é uma missão que está em cada detalhe do que a Unimed Encosta da Serra faz e que, agora, é avalizada pela ISO 9001:2015.

 

                                                                                                                                                                  

(box)

O que é a ISO

ISO é a sigla em inglês para Organização Internacional para Padronização e trata-se de uma entidade criada em Genebra, na Suíça. Esta organização criou algumas normas, cada uma com uma série de quesitos de atendimento; um destas normas é a ISO 9001:2015, que define os itens para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. No Brasil, a norma ISO é apresentada, organizada e traduzia pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Também aqui no Brasil, o Inmetro é o organismo certificador da ISO, fazendo a acreditação de terminados institutos (como a DNVL GL) para realizar auditorias de verificação da norma.


Unimed