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Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

Campanha assegura atendimento, diagnóstico e tratamento gratuito para pacientes com lesões de câncer ou pré-câncer

Dezembro Laranja

Campanha assegura atendimento, diagnóstico e tratamento gratuito para pacientes com lesões de câncer ou pré-câncer

20 Dezembro 2018

O câncer de pele afeta milhares de brasileiros. Para auxiliar na prevenção e diagnóstico precoce, a Unimed Erechim, em parceria com as dermatologistas Edinéia Kleber, Flávia Boff e Jaqueline Buaes Graeff, disponibilizou 100 consultas gratuitas a pessoas expostas a fatores de risco. A ação voluntária foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Qualidade de Vida Unimed. Essa foi 17ª edição da campanha que visa o combate ao câncer de maior incidência no país.

A exemplo de 2017, no dia anterior à consulta médica, os pacientes foram avaliados pela equipe de enfermagem. A etapa é importante pois diferencia lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas de outras doenças dermatológicas. “Entretanto, a triagem não descarta a necessidade de avaliação médica, tendo em vista que os danos à pele podem evoluir ou sofrer alterações com o passar dos anos”, atenta a enfermeira Anamaria Bortolanza.

Engajada à campanha desde a primeira edição, a dermatologista Jaqueline Buaes Graeff reforça o chamado para que as pessoas aproveitem oportunidades de cuidado. “Nossa região tem alta incidência da doença, principalmente porque há muitas pessoas de pele clara e que trabalham expostas ao sol. Sabemos que muitos têm dificuldade de acesso ao atendimento. Por meio da campanha, consultamos, diagnosticamos e tratamos gratuitamente os casos de pré-câncer e câncer”, enfatiza.

Conforme a dermatologista Edinéia Kleber, embora a prevenção deva ocorrer durante todo o ano, o movimento Dezembro Laranja, criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) há cinco anos, dá visibilidade ao tema. “A campanha é sempre muito produtiva pois conseguimos ajudar várias pessoas que não têm condições financeiras de arcar com os custos do tratamento. Mas a mensagem de prevenção precisa ser fortalecida”, afirma. “Nosso apelo é para que as pessoas não se exponham ao sol sem proteção, apliquem o filtro solar no mínimo duas vezes ao dia, usem roupas de mangas longas e, em caso de dúvidas, procurem o dermatologista”, ressalta. 

Em 17 anos de campanha, mais de 1600 pessoas já foram beneficiadas. O índice de satisfação dos participantes segue acima de 97%.  A próxima edição está marcada para a primeira semana de dezembro de 2019.