Voltar

Hospital Unimed Erechim: jeito único de cuidar

Hospital Unimed Erechim: jeito único de cuidar

Casa de Saúde completa um ano de atividades com grau de satisfação de 99,34% e infraestrutura completa para o bem-estar integral de pacientes e familiares

Hospital Unimed Erechim: jeito único de cuidar

Casa de Saúde completa um ano de atividades com grau de satisfação de 99,34% e infraestrutura completa para o bem-estar integral de pacientes e familiares

25 Outubro 2018

Imediatamente à inauguração, o Hospital Unimed Erechim deu ao Centro de Qualidade de Vida uma nova perspectiva. Assim como alguém recebe um novo integrante na família, os serviços próprios acolheram a casa de saúde, tornando-a completa.

Pacientes e médicos do Hospital Unimed Erechim têm à disposição serviços de diagnóstico por imagem e análises clínicas, fisioterapia, atenção domiciliar e monitoramento pós-cirúrgico, além de remoção aeroterrestre (por meio da Uniair).

O jeito de cuidar do Hospital Unimed Erechim é único. Desde o dia 21 de outubro de 2017, data da inauguração, um ritual marca o ritmo da casa de saúde: cada leito é preparado com cuidado, amor e atenção para receber quem está prestes a vivenciar, talvez, um dos momentos mais importantes de suas vidas. Cada paciente é aguardado com uma medalhinha do espírito santo, disposta na cama, como um amuleto de coragem, força e o desejo de plenitude a cada uma das pessoas atendidas. É assim todos os dias.

Até o dia 15 de outubro deste ano, mais de duas mil pessoas foram atendidas pela equipe do Hospital Unimed Erechim, para receber cuidados de aproximadamente 140 médicos. Parte desses pacientes escolheu a casa de saúde para percorrer a jornada de transição da enfermidade, onde a recuperação é gradativa e merece atenção especial. Além destes, mais de 1600 pessoas realizaram cirurgias no Hospital Unimed e receberam da equipe todo o amparo necessário à mais rápida reabilitação.

Mas, afinal, que ambiente é esse, capaz de amenizar a experiência hospitalar, mudar a percepção sobre a internação e ainda gerar benefícios pós-alta? O segredo pode estar na atenção máxima à jornada do paciente.

O cuidado começa muito antes da internação. O Hospital Unimed Erechim resulta de anos de planejamento e da aplicação das mais modernas ferramentas de gestão. A sintonia está presente na estrutura arquitetônica e gerencial. Ao mesmo tempo em que arquitetos e engenheiros conferiam “corpo” à edificação, a equipe de gestores e colaboradores debruçava-se sobre mecanismos de governança corporativa, princípios do cooperativismo, conceitos de gestão hospitalar, técnicas de atendimento e – principalmente – na busca pela compreensão das emoções, expectativas e percepções de quem passaria pelo hospital logo após a inauguração. Esse trabalho nunca cessou. Por meio de treinamentos periódicos, reuniões diárias e monitoramento integral, o Hospital Unimed Erechim segue na busca pelo melhor para o paciente e seus familiares. Do mesmo modo, aplica sua atenção e energia na viabilização de meios para que o médico possa executar suas atividades com segurança e plenitude. 

O que diz quem já foi paciente

“Internei no Hospital Unimed em março e fiquei 73 dias, em quarto de primeira qualidade, refeição conforme nutricionista orientava. A equipe de enfermeiros, fisioterapeuta, médicos me tratava como mãe, sempre com carinho e sorriso, não mediam esforços para conseguir o melhor atendimento e encaminhamento do tratamento. Se tivesse que dar uma nota para o Unimed seria mais de mil.” - Silvia Terezinha Chiaradia.

“Quando estive internada fui muito bem recebida. Tanto pela parte de funcionários quanto dos médicos. Todos muito atenciosos. Ótimas instalações e higiene impecável. Senti-me perfeitamente acolhida e confiante.” – Vanete Flávia Breitler

Dirigentes e coordenadores avaliam primeiro ano de atividades

“O crescimento do Hospital Unimed está alicerçado em pilares muito sólidos: confiança, credibilidade, atendimento humanizado e, principalmente, no entendimento, por parte dos médicos cooperados, de que ter um hospital próprio é importante sob o ponto de vista da sustentabilidade. Estamos completando um ano com a certeza de que oferecemos o melhor atendimento para os nossos pacientes e, ao mesmo tempo, desempenhando um trabalho transparente, ético, responsável e alinhado com os princípios da cooperativa.”

- Luiz Felipe Barreneche Leães, Diretor Técnico do Hospital Unimed

“Já passou um ano! Trabalhamos de forma tão intensa que parece que começamos ontem, pois vislumbramos muitas coisas para fazer. Buscamos boas práticas para proporcionar a melhor experiência para o paciente, tanto no atendimento eletivo quanto na convalescença. Passado um ano, temos grandes motivos para comemorar, neste trabalho que está apenas começando.”

- Elcio Marcos Zanardo, Diretor Clínico do Hospital Unimed

“Construímos um Hospital de excelência e resultados. Nele, conseguimos expressar nosso jeito de cuidar das pessoas, do meio ambiente, da sociedade e da cooperativa. Este é o resultado de um trabalho harmônico e coletivo, que nos eleva e abre infinitas possibilidades de expansão.”

– Presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf.