Voltar

Palestra com Secretária Estadual de Cultura

Palestra com Secretária Estadual de Cultura

Palestra com Secretária Estadual de Cultura

30 Setembro 2019


A Unimed Erechim recebeu na segunda-feira, 30 de setembro, a secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo. Na ocasião, ela participou de reunião-almoço onde apresentou ações e projetos do executivo gaúcho que visam incentivar a cultura no RS.

Parcerias com municípios e entidades, por meio de editais que permitem o repasse de recursos, devem ser o carro-chefe das iniciativas – alcançando especialmente o patrimônio cultural e a economia criativa.

 

Mudanças no Pró-Cultura/RS

A secretária também apresentou estudos que visam alterar o Sistema Pró-Cultura/RS, principal financiador das ações em desenvolvimento no Estado. Entre as mudanças, Beatriz Araujo destacou a ampliação dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que teria o teto aumentado de R$ 35 para R$ 40 milhões; redução da contrapartida do patrocinador (dos atuais 25% para 10%, facilitando a participação dos ‘pequenos’ no processo); e o estabelecimento de um maior limite para aproveitamento.

 

Portas abertas

Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a presença da secretária na cooperativa reforça os laços da entidade com o poder público na busca de soluções, ideias e ações que busquem promover acréscimos importantes à sociedade. ‘A Unimed se preocupa com a qualidade de vida da comunidade onde está inserida sob todos os aspectos, da saúde à cultura. Por isso, estaremos sempre de portas abertas àqueles que tiverem bons projetos com foco social’, resume o presidente.

 

Música para os ouvidos

Conforme o diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e diretor do Instituto Unimed-RS, Alcides Mandelli Stumpf – responsável pela vinda da secretária a Erechim – a fala de Beatriz Araujo soa como música para quem conhece o setor e tem interesse em investir na cultura. ‘Os projetos da secretária são práticos e de fácil aplicação. Ela entende os dois lados (público e privado) e isso será fundamental para avançarmos, colhendo os benefícios econômicos e sociais que a arte e a cultura podem trazer’, destaca Stumpf.

Representatividade

O evento contou com a presença de diretores e cooperados da Unimed, além de lideranças políticas e empresariais da região, como o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt; o presidente da Amau e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi; além dos presidentes da Accie, Fábio Vendruscolo; CDL, Arlei Cavaletti; Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola; e Unindústria, Walmir Badalotti. Imprensa, colaboradores e demais convidados também participaram da atividade.

Parceria antiga

Antes de ser secretária de estado, Beatriz Araujo já nutria relações de trabalho com a Unimed. Entre elas, destaque para a participação da produtora cultural no convênio firmado com o MARGS e que permitiu a instalação das obras de arte no Hospital da Unimed Erechim.