Voltar

Vocação para cuidar

Vocação para cuidar

Unimed Erechim homenageia profissionais no Dia Internacional da Enfermagem

Vocação para cuidar

Unimed Erechim homenageia profissionais no Dia Internacional da Enfermagem

13 Maio 2020

Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava 2020 como o Ano Internacional do Profissional de Enfermagem. Ninguém poderia projetar que, diante da pandemia de Covid-19, este se tornaria um dos mais desafiadores da história da profissão.

Originalmente, a escolha por 2020 deve-se ao bicentenário da britânica Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna. Também marca o encerramento do ciclo de dois anos da campanha Nursing Now, realizada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (CNI). Além disso, em resposta ao empenho e dedicação dos profissionais durante a pandemia, a sociedade também prestou homenagem, em forma de aplausos nas janelas dos mais diversos lares do país.

Para a Unimed Erechim, a data celebra a trajetória ascendente da profissão que ressignificou o ato de cuidar. Com o passar dos séculos, a enfermagem convergiu para o suporte especializado às equipes médicas e qualificação das práticas que contribuem para a melhora da condição de saúde do paciente.

Conforme o presidente da cooperativa médica, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, no Hospital Unimed, tais resultados são alcançados por meio do aprimoramento técnico, comportamental e espiritual dos profissionais da área. "Além de garantir às equipes a segurança necessária para que desempenhem suas funções, a instituição valoriza o desenvolvimento de competências essenciais do Jeito de Cuidar Unimed, ou seja, profissionais que cooperam para crescer, buscam a excelência, encantam o cliente e gerenciam emoções”, explica.

Para a coordenadora assistencial do Hospital Unimed, Cristiane Macioroski, tal conduta contribui para a sinergia da equipe, o que se reflete em eficiência e eficácia no atendimento personalizado aos pacientes.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, Alessandra Sonda, uma evidência do êxito desse trabalho está na pesquisa de satisfação dos clientes. “Até o momento, nosso índice é de 100% de satisfação. Alcançar esse percentual é extremamente difícil, por isso destacamos o empenho dos profissionais de enfermagem, sempre comprometidos com a jornada do paciente em sua integralidade: garantindo bem-estar físico e emocional”, afirma.

Os diretores do Hospital Unimed, Dr. Cezar Assoni e Dr. Elcio Zanardo, enfatizam que esse comprometimento é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pela instituição hospitalar. “A atuação desses profissionais é imprescindível para o bom desempenho do trabalho médico. Eles estão sempre ao lado do paciente, trazendo segurança e acolhimento. Temos enorme orgulho de nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem e por isso queremos contribuir com seu desenvolvimento permanente”, destacam.

Durante toda a terça-feira, 12, Dia Internacional da Enfermagem, a Unimed Erechim prestará homenagens aos profissionais. Um vídeo de agradecimento também será lançado em veículos de comunicação e mídias sociais.