Voltar

Gravidez: conheça as vacinas indicadas para as gestantes

Gravidez: conheça as vacinas indicadas para as gestantes

Três importantes vacinas devem fazer parte do calendário de imunização da gestante. Saiba quais são elas!

Gravidez: conheça as vacinas indicadas para as gestantes

17 Janeiro 2018

 

Logo após a confirmação da gravidez, a mulher inicia o pré-natal e diversas recomendações são passadas a ela pelo médico. Uma delas é a atualização da caderneta de vacinação com a aplicação de três vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, conforme o histórico da gestante. Veja abaixo quais são elas.

 

 

Tríplice Bacteriana Acelular 

Também conhecida como dTpa adulto, a Tríplice Bacteriana Acelular é recomendada pelo Ministério da Saúde para todas as gestações a fim de proteger contra a difteria, tétano e coqueluche. Atualmente, 87% dos casos de coqueluche no Brasil são em crianças menores de seis meses. Portanto, a vacina protege a gestante e transfere anticorpos ao feto, protegendo-o nos primeiros meses de vida da bactéria Bordetella Pertussis. Apenas uma dose, aplicada a partir da 20ª semana de gestação, já garante a imunização contra os agentes causadores das três doenças. Mulheres que perderam o prazo da vacinação podem se vacinar até 40 dias após o parto. 

 

Hepatite B

A hepatite B é transmitida pela prática do sexo desprotegido (sem preservativos), transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de agulhas ou por materiais de manicure, pedicure e procedimentos odontológicos e cirúrgicos fora dos padrões de segurança. Além disso, a hepatite B pode ser transmitida para o bebê durante a gravidez e amamentação. Grávidas que ainda não tomaram a vacina, devem receber três doses após o primeiro trimestre de gestação, com o intervalo de 60 dias entre elas.

 

Influenza

As mudanças no organismo da mulher durante a gravidez deixam a gestante mais vulnerável às complicações de uma infecção pelo vírus Influenza. Assim sendo, a vacina é especialmente indicada para a gestante nos meses em que o vírus costuma estar circulando (final do outono e começo do inverno) na população, e pode ser aplicada em qualquer período da gravidez. A campanha nacional contra a influenza costuma acontecer nos meses de abril e maio.

 

 

Lembre-se! Faça o pré-natal corretamente e siga as instruções do seu médico em relação ao cronograma de vacinação durante a gestação.

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Ministério da Saúde/ Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (3 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em