Sugestões

Seu feedback é importante para nós. Por favor, envie-nos suas sugestões.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.

Mercado em Transformação em debate

Simpósio Unimed organizado pelas Federações ES e Minas reuniu 800 pessoas

Mercado em Transformação em debate

Simpósio Unimed organizado pelas Federações ES e Minas reuniu 800 pessoas

30 Setembro 2019

Em sua 8ª edição, o evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto, em Tiradentes (MG), e reuniu cerca de 800 pessoas, entre participantes, acompanhantes e expositores. Com o tema Mercado em Transformação, o Simpósio este ano foi realizado em um novo formato, trazendo discussões em torno de quatro grandes temas de relevância extrema para o Sistema Unimed: a Agenda Regulatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); a Telemedicina – Saúde Digital; o Novo Mercado da Saúde e os Desafios na Evolução de um novo modelo de Atenção à Saúde.

Dessa forma, após os debates foi redigido um documento que será enviado à Unimed do Brasil, com intuito de contribuir para os necessários debates sobre os destinos do Sistema Unimed.

Em seu discurso na solenidade de abertura, o presidente da Unimed Federação Espírito Santo e presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, destacou a importância do evento e pontuou: “Muito mais do que um encontro de nossas lideranças reafirmamos a cada ano o compromisso que há 52 anos foi firmado pelos nossos líderes pioneiros de nos estruturarmos como o mais democrático modelo de saúde suplementar brasileira. Nestes tempos de transformação tão profunda nas relações sociais continuamos convictos de que, aliançados num cooperativismo moderno, proativo, disruptivo e fundamentalmente inclusivo permanecermos como a melhor senão a única alternativa ética e responsável para encontrarmos um modelo de atenção à saúde que atende as expectativas de toda a sociedade”.

Ruschi participou ainda da mesa-redonda: Desafios na evolução de um novo modelo de atenção à saúde, sendo expositor do tema, ao lado dos debatedores José Augusto Ferreira, diretor de Provimento e Saúde da Unimed da Belo Horizonte; Paulo Magno do Bem Filho, gestor Médico de Inovação em Saúde da Unimed Vitória; e do mediador Marcelo Cenni.

O presidente da Unimed Federação Minas, Luis Otávio Andrade, comemorou: “Esse público recorde é uma demonstração das forças que somos capazes de agregar. E isso ficou claro neste evento, muito mais participativo, quando conseguimos criar, de forma colaborativa, diretrizes para sustentabilidade e evolução do Sistema Unimed”.

Além das mesas-redondas, o público também acompanhou palestras sobre o cenário político-econômico, com Paulo Hartung e Demétrio Magnoli; Sistema Unimed, com o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin; A reforma da APS em Portugal, com Antônio Rodrigues, que é médico de Família e Membro da Comissão para o Desenvolvimento da Governança Clínica da Administração Regional de Saúde do Centro em Portugal; Jeito de Cuidar Unimed, com Maike Mohr; Momento do Brinde, com Jorge Luki; A tirania da felicidade e o mundo do trabalho, com o filósofo Luiz Felipe Pondé; entre outros palestrantes. O encerramento do Simpósio ficou por conta do ator e comediante Eri Johnson.

O Simpósio contou ainda com a Feira de Negócios, sendo mais uma oportunidade de integração entre os participantes e estratégia para os negócios. A Unimed Federação Espírito Santo também esteve presente em um estande e incentivou os participantes com a campanha do Mude 1 Hábito, com quitanda com frutas durante todo o evento. Além disso, realizou o sorteio entre os participantes com duas diárias no Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul (ES). O estande teve o patrocínio da OCB/ES.

Ao final do evento, os participantes conheceram a cidade anfitriã do próximo ano. Em 2020, o Simpósio acontecerá em Vitória (ES).

Apresentações e fotos do evento

Os participantes já podem ter acesso às apresentações, fotos e certificado do evento no site www.simposiounimed.com.br O Simpósio 2019 contou com patrocinadores, sendo cota Diamante: Central Nacional Unimed, Seguros Unimed e Sistema OCEMG; e Ouro: Sicoob Credicom e Unicred.

Painel Experiências de Sucesso

Outro destaque da programação do Simpósio foi o Painel Experiências de Sucesso. Divididos nas categorias de “Gestão Assistencial” e de “Gestão Administrativa e Financeira”, as Unimed dos dois estados apresentaram trabalhos, de forma simultânea (via rádios receptores), permitindo que cada participante optasse pela frequência do case de seu interesse. Foram 25 cases, no total. Ao final das apresentações, todos representantes das Singulares receberam uma placa de participação.

O objetivo do painel é compartilhar experiências que tenham dado retorno positivo e possam ser replicadas por outras Unimeds, com vistas ao fortalecimento do Sistema. A Unimed BH foi a vencedora nas duas categorias, com os trabalhos: Feedback estruturado de corpo clínico como ferramenta para governança clínica nos ambulatórios da Rede Própria da Unimed BH e Inteligência Artificial na Autorização.


Média (0 Votos)
Avaliar: